Obrigado, futebol

Atualizado: Jul 26

Ele é aquele esporte amigo companheiro que você sabe que pode contar em todos os momentos, futebol é você sempre ter um abrigo e nunca se sentir sozinho futebol é um espelho da sociedade que reflete tudo o que sentimos e é capaz de mostrar os dois lados do ser humano.

Um esporte coletivo que agrega valores e promove a união. O futebol é único e verdadeiro, uma paixão que nasce com o brasileiro, é algo que vem do berço de pai para filho e assim consecutivamente. Outras pessoas o descobrem ao decorrer do crescimento, e quando percebem não conseguem mais ficar sem. O futebol é uma luz no fim do túnel, um brilho no olhar. Futebol é compartilhar sorrisos e memórias, são as conversas na rua, são notícias no jornal e na internet, é o rádio a televisão, um esporte do povo. Futebol é torcer do fundo da alma, ter amor ao futebol é fazer da vida um grande espetáculo onde você canta os hinos, as músicas da torcida nas arquibancadas a plenos pulmões, você vira um maestro, faz barulho, anima, agita bandeiras e faixas.

O futebol são gestos singelos como ganhar a primeira blusa do time, ir pela primeira vez ao estádio e fazer disso o maior evento do mundo. Futebol é a simplicidade, ele é capaz de transformar vidas em um instante, pobre vira rico, tristeza da lugar a alegria. Para quem tem tão pouco, ele se torna muito, vira o maior dos tesouros pra quem já sofreu com a escuridão do cotidiano ao ver o seu time ser campeão, ou ganhar um jogo. O futebol é coração de mãe sempre cabe mais um. Futebol é aquarela, tem o negro, branco, vermelho, amarelo, pardo... tudo misturado. Futebol é respeito acima de tudo. Futebol também é sofrer, chorar e aprender com as derrotas. Saber cair e levantar, começar tudo de novo. É persistência e dedicação. É a esperança de dias melhores, pra muitos, é uma religião. Acreditar até o último minuto, é rezar e ter fé. É o silêncio e a tensão.

Futebol é o dia tão esperado para um clássico. É o barro e o gramado. Os golaços e os frangaços. A jogada bonita e a jogada perdida.

É tudo o que acontece dentro das quatro linhas. Futebol é dar as mãos, e enxergar o rival como um igual que apenas está com uma camisa diferente da sua. Futebol é paz dentro ou fora dos estádios, infelizmente alguns indivíduos mostram seu lado negativo e descontam suas angustias e frustrações nas outras pessoas, e acabam praticando a violência por não entenderem o real sentindo de torcer. Futebol é solidariedade... você sentir a dor de um clube - como o caso da Chapecoense, naquele dia, vi o lado puro das pessoas, chorei junto e perdi um pedacinho de mim. Mesmo não os conhecendo, pedi a Deus que desse conforto e calmaria às famílias, e fiquei emocionada com o mundo inteiro prestando homenagens e minutos de silêncio.

Futebol é uma mãe ser os olhos de um filho, e narrar o jogo no estádio por ele não possuir a visão. Futebol também é parar guerras e mover corações. Futebol é doação e fazer o bem. O futebol é superação, é o pequeno conseguir uma vitória diante do grande, e tudo bem isso acontecer, faz parte! Futebol é a brincadeira e a inocência de uma criança que forma sua própria bola de meia, e faz de um pedaço de graveto as traves de um gol, ela cria sua própria competição, se sente um jogador de seleção. Futebol é sonhar alto, se encontrar e se perder. É se admirar e aprender a cada dia. E eu, só tenho que lhe agradecer. Sem você não seríamos do mesmo jeito, pois faltaria sempre algo pulsando dentro do nosso peito. Você nunca foi e nunca será apenas um esporte. Obrigado, futebol!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle