Por trás da história: o hino dos campeões

Atualizado: Ago 18

A UEFA Champions League é a principal competição de clubes no futebol mundial logo é a mais vista em todo planeta. E uma de suas principais marcas é o hino, quem nunca se emocionou com a canção emblemática que leva os jogadores na entrada aos gramados


foto: Getty Images

Em 1992 a UEFA teve a ideia de criar uma música que representasse os jogos promovidos por ela, mais precisamente, a Champions League. O que muitos não sabem é que a música passou por uma adaptação feita pelo diretor musical e professor Tony Britten. ajuste foi da canção "Zadok de the Priest" do compositor Alemão Georg Friedrich, pra coroação de George II, em 1727 e que até nos dias atuais é utilizada para as celebrações. A gravação ocorreu em um dos espaços mais versáteis da terra da Rainha o Angel Studios.

As vozes que dão vida ao hino são do coro formado em 1975 na Academy Of St. Martin In The Fields, juntamente com a orquestra inglesa baseada em Londres: Royal Philharmonic Orchestra. A primeira vez que o cântico tocou em uma final foi em 26 de maio na temporada 1992-1993, a partida ocorreu entre Olympique de Marseille e Milan. O hino é cantado em três línguas diferentes: Francês, Alemão e Inglês pois se trata dos idiomas oficiais da UEFA (Union of European Football Associations.)


Essa música representa muito para o futebol mundial e seus amantes, além das quatro linhas ela já foi tocada em casamentos representando a união e a felicidade, mães já fizeram dela canção de ninar para os seus filhos mostrando a calmaria e o amor.

Quando os primeiros acordes do hino se alastram pelo estádio e o torcedor vê pela televisão ou ao vivo os jogadores perfilados, concentrados alguns com as mãos levadas ao peito, eles têm a certeza que aquele momento é único e especial. Não tem como explicar os sentimentos nessa hora... se trata do grande evento esportivo europeu, é algo mágico! Por isso, a emoção toma conta, o coração começa a bater mais forte. A final se trata dos melhores times, os mestres, os campeões!


Ouça o hino:

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle