Marta recebe homenagem na Calçada da Fama


Eleita a melhor jogadora do mundo seis vezes pela FIFA, Marta é eternizada na calçada da fama do Maracanã nesta segunda-feira (10). A camisa 10 da seleção brasileira de futebol feminino se tornou a primeira mulher a receber tal homenagem.

A jogadora do Orlando Pride, dos Estados Unidos, se junta a outros grandes nomes do futebol, como Pelé, Garrincha e Zico. Sendo que além da marca de seus pés no hall, a atacante terá um espaço para a exposição de peças que marcaram a sua história, como chuteiras, camisas e troféus, os quais ficaram a mostra para os visitantes do tour do Maracanã.

Essa homenagem faz parte da reconstrução do acervo do Maracanã, já que a jogadora já havia gravado os pés na Calçada em 2007, porém, com a reforma do estádio para a Copa do Mundo, os itens ficaram sobre tutela dos funcionários e não foram mais a público. Assim, este fato marca o futebol feminino, sendo um dia histórico para quem acredita nele, além de mostrar a importância que a Marta possui para o futebol brasileiro, já que houve a resistência de tê-la como marca em um estádio tão importante para nosso povo.

Porém, há ressalvas ao se pensar na demora que a homenagem levou para se concretizar, já que a Marta é a maior artilheira do futebol brasileiro, com 100 gols pela seleção, além de ser a maior goleadora da Copa do Mundo feminina com 15 gols. Assim, pode-se notar a dificuldade que uma jogadora possui para ser reconhecida, tendo que fazer muito mais que os jogadores masculinos para conseguir o mesmo espaço que eles. Sendo que, por muito tempo (e talvez até hoje) a jogadora foi chamada de “Pelé de saia”, ou seja, por mais que ela seja uma artilheira muito boa, sua imagem ainda precisava estar ligada a masculina para o reconhecimento.

Mas, não se pode negar que a homenagem se torna importante para a luta do futebol feminino, já que dá esperanças para que mulheres lutem pelo espaço dentro e fora de campo.

Assim, por mais que haja ressalvas sobre o tempo que a homenagem demorou a vigorar, ainda é importante notar que é um grande passo para o futebol feminino e para o seu reconhecimento. Isto que pode aumentar ano que vem com a Copa do Mundo Feminina, que terá participação de Marta e irá ter transmissão, pela primeira vez, em tv aberta.

#CalçadadaFama #Marta #Fifa #Maracanã #FutebolFeminino #OrlandoPride #CopadoMundo #CopadoMundoFeminina

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle