O fenômeno inglês que está brilhando na Bundesliga

Atualizado: Jul 26

O jovem de 18 anos triplicou o seu valor de mercado em apenas três meses e é o jogador que mais valorizou no trimestre

Jadon Sancho está sendo fundamental para a campanha do Borussia Dortmund nesta temporada. O time é líder da Bundesliga com 39 pontos, nove pontos na frente dos vice-líderes Borussia Mönchengladbach e Bayern München. Em 15 partidas, o jogador tem cinco gols e sete assistências no campeonato. Pela Champions League, os aurinegros passaram em primeiro lugar na fase de grupos com 13 pontos, com um gol e uma assistência de Sancho.

O jovem jogou durante sua carreira de base no Watford entre os sete e 14 anos e até os 18 anos no Manchester City. Quando subiria para o time profissional, não quis renovar o contrato após desavenças com o staff citizen e transferiu-se para o Borussia Dortmund, onde também fez algumas aparições no time secundário antes de jogar no principal.

Seu destaque no clube alemão logo lhe rendeu frutos na seleção inglesa: Gareth Southgate convocou Sancho pela primeira vez em outubro deste ano, para os jogos da Nations League contra Croácia e Espanha. Após ter vestido a camisa dos Three Lions em todas as categorias juniores, foi o primeiro jogador do ano 2000 a estrear com o profissional. A tendência é que continue a ser convocado, devido a necessidade da renovação da seleção inglesa após essa leva de aposentadorias - Vardy, Rooney... - , além de uma continuação no ótimo rendimento que o técnico obteve durante a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Entretanto, Sancho disputa posições com Sterling e Rashford, jogadores que são constantemente convocados. O jogador do Manchester City possui nove gols e nove assistências na temporada, já o do United, quatro gols e cinco assistências, números também muito bons comparados aos de Sancho.

O que muita gente não sabe é que o inglês já disse não para ninguém menos que Pep Guardiola. O técnico chegou em 2016 com o objetivo de elevar os citizens à posição de conseguir títulos e prometeu a Jadon uma vaguinha no profissional, porém sem dar a certeza de titularidade. Como diz Pep, ele não dá essa certeza nem a Aguero! Entretanto, o jovem pisou o pé, arrumou suas malas e mudou-se para a Alemanha para jogar no Borussia Dortmund. Rejeitou interesses dos também ingleses Arsenal, Tottenham e Manchester United. Um pouco arriscado? Talvez, Pep estava em seu processo de organizar o time e conseguir uma estabilidade que conseguiu ano passado, com um título em um campeonato de pontos corridos com mais de 100 pontos (além de uma Copa da Liga Inglesa) e com a possibilidade de chegar em seu segundo.

Contudo, arriscar valeu a pena para Sancho. Seus números na Bundesliga são sensacionais para um garoto de 18 anos, além de já ter quebrado recordes. Seu valor de mercado aumentou 806%, em setembro valia 9,7 milhões de euros, agora em dezembro, já vale 87,9 milhões. É o jogador que mais valorizou no trimestre, de acordo com estudo do CIES. Possui contrato no Borussia Dortmund até 2022 e promete ainda dar muito trabalho para seus adversários.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle