A história dos mascotes (parte 2)

Atualizado: Jul 26

Continuando com as histórias dos mascotes, hoje vamos contar a origem de mais alguns deles.

América Mineiro

Com os dois rivais mineiros tendo um mascote como animal, outro bichinho foi escolhido como mascote, dessa vez um coelho. O motivo seriam a inteligência e rapidez presente nos coelhos que seriam identificados no time.

Chapecoense

O mascote da equipe é um índio e se chama Condá, mesmo nome da Arena do clube. Ele teria sido um importante cacique no Sul do país, um grande guerreiro, assim como o time de Chapecó.


Corinthians

O mascote do Corinthians é um mosqueteiro e têm muitas versões do seu surgimento. A mais aceita é que o apelido “Mosqueteiro” veio na primeira vitória internacional do clube, quando ele venceu o Barrancas, da Argentina, por 3 a 1. No dia seguinte, o jornalista da “Gazeta”, Thomaz Mazzoni, usou o termo ‘’fibra de mosqueteiro’’ para se referir ao time que teria jogado com muita raça. Apesar do Mosqueteiro, o clube também tem forte identificação com o Gavião, símbolo de uma de suas maiores torcidas.

Coritiba

O mascote do time é chamado de Vovô Coxa. Ele é representado por um velhinho com tradições germânicas, já que os fundadores do time teriam sido um grupo de jovens de tradição alemã.

Ponte Preta

A macaca foi escolhida devido a fatos históricos envolvendo a história do clube, como a “Primeira Democracia Racial”. Nos anos 2000, a torcida adotou outro mascote: um gorila.

Santos

O seu mascote surgiu de uma zoação. Por causa da sua origem litorânea, os rivais passaram a chamarem de ‘’peixeiros’’. Os santistas, entretanto, tinham orgulho disso e resolveram adotar uma baleia como mascote. Apesar da baleia ser um mamífero, a orca foi escolhida porque vivia no mar e dava medo.

Sport

O mascote do Sport surgiu da conquista da competição “Leão do Norte”, no Pará em 1919. O troféu tinha o desenho de um leão e como o time rubro-negro foi o campeão, o leão passou a ser símbolo do clube, sendo representado também no seu mascote. O nome Leo foi escolhi porque significa leão em latim.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle