Mudanças nos escudos durante o século XXI e sua importância no futebol

Atualizado: Jul 26

A paixão pelo futebol é passada de uma geração para outra. Em famílias assim, é comum que haja a concentração no momento do jogo, ansiedade em conjunto quando aguarda uma decisão de campeonato e desavenças por uns acharem que o time tá bom e outros, ruim. Mas, apesar disso tudo, o que sempre impera é o futebol e o amor que ele carrega.

Assim, qualquer torcedor possui aquele jogador que não abre mão, aquele que deseja que seu time contrate e um ídolo. Este que costuma ser sempre relembrado nas conversas, como “ah, se fosse fulano jogando...”. Quem gosta de futebol também tem aquela camisa preferida, que marca uma época importante, um título ou até mesmo por uma superstição.

​Mas, mesmo com a camisa favorita, não se pode deixar de perceber que as camisas mudam muito, seja por causa da próxima temporada, por terem algo a mais a acrescentar, pelos patrocinadores. E, quando a mudança é anunciada, é comum que seja o centro da atenção. As conversas giram entorno da camisa, dos motivos para modifica-la e para julgá-la.

Além dos jogadores, dos ídolos e das camisas, o escudo também serve para a identificação de clubes. São formados por cores, objetos e formas que contam um pouco mais sobre a origem do time, as mudanças e conquistas. Só que o escudo não era algo que se esperava por grandes mudanças, apenas umas pequenas alterações como novas conquistas.

O fato destas mudanças acabou por gerar muitas polêmicas, porque já era algo que o torcedor estava acostumado. Mas a mudanças não é algo tão raro, como muitos podem ter assustado quando o Athletico Paranaense apontou que traria mudanças. A justificativa do CAP é procurar modernizar o escudo e exaltar o símbolo do clube, o furacão.

Outros times também tiveram mudanças em seu escudo durante o século XXI, por diversos motivos, como para atualizar, modernizar ou realmente modificar o que a imagem passava para os torcedores. Alguns deles foram:

Juventus

O time italiano também modificou toda sua identidade. O objetivo da mudança era modernizar.

​​Manchester City

A mudança serviu para trazer de volta a história do time. Aém disso, houve a participação dos torcedores para que houvesse a mudança de toda a identidade.

Chelsea

Apesar da mudança, a origem foi mantida, apenas modernizando o leão e o escudo.

​​Paris Saint-Germain

O time Francês realizou a mudança procurando dar mais ênfase a cidade de Paris.

Chapecoense

Uma mudança bem emblemática. O chapecoense inovou o escudo para eternizar as lembranças e àqueles que dedicavam sua vida ao time.

Por mais que os motivos sejam diversos, a mudança nos escudos, durante o século XXI, é mais comum do que se pode imaginar. Será que seu time do coração pode propor uma mudança e te surpreender? Nunca diga não.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle