O mexe-mexe do Carioca

Atualizado: Jul 26

E você achou que o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro já tinha modificado tudo que tinha para modificar? Você está enganado. Mais uma vez nós torcedores vamos ter que acostumar com novas regras no Cariocão e você vai ficar sabendo tudo aqui no Futebol por Elas.

O campeonato continuou sendo disputado em quatro fases: preliminar, Taça Guanabara, Taça Rio e final. Em 2018, uma das mudanças foi nas semis. O campeão do primeiro turno, líder com a maior soma de pontos, enfrenta a equipe com a pior campanha, enquanto o campeão do segundo enfrenta o time com a melhor campanha. As semifinais passaram a ser em jogo único e os vencedores dos dois turnos têm a vantagem do empate. Quem ganhar passa a final do estadual que será disputada em dois jogos.

Agora vem a parte que assusta todo mundo: se um time ganhar os dois turnos do campeonato ele NÃO É CAMPEÃO - aquela lógica que ninguém entende, mas vamos lá. Se isso acontecer, as regras do jogo mudam. A equipe que levou os dois turnos classifica-se automaticamente para a final e as outras quatro com as melhores campanhas disputam a última vaga para a final entre si. Decidido as duas equipes que vão jogar a final do campeonato, o time campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio tem a vantagem do empate na disputa em jogo único. Você entendeu tudo? Muito bem, só que a Ferj mudou mais uma coisinha para 2019. Então, apaga essa parte final aí e vem entender o novo regulamento. Em 2019, caso o vencedor do primeiro e segundo turno seja diferente, a semifinal será disputada por quatro times, os campeões da Taça Guanabara e Rio mais as duas equipes com melhor campanha. Se o mesmo clube vencer os dois turnos, o Carioca terá apenas uma semifinal, formada pelo 2° e 3° colocados na soma de pontos dos dois turnos, excluindo o campeão da Taça Guanabara e Rio, que mantém a regra de estar automaticamente na final.

A final será em dois jogos. O time melhor classificado no somatório de pontos, nos dois turnos, terá a vantagem de escolher um mando de campo da partida decisiva. Informação importante: não tem mais vantagem do empate nas semifinais, somente o gol qualificado.

Agora que você está por dentro do novo regulamento, é só acompanhar a fase preliminar que já começou no último dia 22 e esperar começar a disputa das Taças Guanabara e Rio e o título do Carioca. O primeiro turno começa no dia 20 de janeiro e encerra no dia 17 de fevereiro. O segundo inicia no dia 24 de fevereiro e termina no dia 03 de abril. As semifinais acontecem no dia 07 de abril e a grande final nos dias 14 e 21 de abril.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle