• Alessandra Formagini

Elas no futsal: o mundo é teu, Amandinha

Atualizado: Jan 16

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo. Não conhece? Vamos apresentá-la. Mais conhecida nas quadras do Brasil e do mundo como Amandinha, ela foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo pelo quinto ano consecutivo. A conquista foi anunciada no último domingo (30), pelo Agla Futsal Awards, após eleição realizada pelo site Futsal Planet, com aval da FIFA.

Natural de Fortaleza, no Ceará, a ala saiu de casa cedo, aos 15 anos, para se realizar no futsal e se destacar em um esporte ainda majoritariamente masculino. Atualmente, a atleta veste a camisa titular da Seleção Brasileira de Futsal e também do Leoas da Serra, de Lages, em Santa Catarina – que é referência no futsal feminino nacional e internacional entre os clubes.

Apesar da pouca idade, apenas 24 anos, o currículo de Amandinha é extenso: a atleta tem como principal conquista o título do Campeonato Mundial de 2013, pela Seleção Brasileira, na Espanha. Entre os clubes que passou, carrega três títulos da Libertadores da América, dois pelo Barateiro Futsal, de Brusque/SC, e um com o atual clube, o Leoas da Serra. Ainda, com essa conquista, ela se torna a atleta com maior número de vitórias no Agla Futsal Awards.

Além de Amandinha, outras quatro brasileiras estiveram presentes entre as 10 indicadas ao prêmio de melhor do mundo no futsal feminino. Foram elas Vanessa Pereira (quarto lugar), Renatinha (quinto lugar), Diana (oitavo lugar) e Débora Miúda (nono lugar).

Na categoria masculina, Ricardinho conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo pela sexta vez, também batendo recorde de maior número de vitórias no Agla Futsal Awards. Atualmente, ele veste a camisa 10 da Seleção Portuguesa e também atua no Inter Movistar, da Espanha.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle