O ano de ouro do futebol cearense

Atualizado: Jul 26

O Campeonato Cearense tende a ser ofuscado pelo charme das competições regionais e nacionais que ocorrem no mesmo período, entretanto, o desse ano promete ser um dos mais disputados pela boa fase em que as equipes cearenses se encontram. A primeira fase será disputada por oito times: Ferroviário, Atlético Cearense, Barbalha, Floresta, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu e Guarany de Sobral.

​​As disputas prometem ser acirradas e algumas equipes chegam como fortes candidatas ao título. Apesar da nova nomenclatura do Atlético Cearense, o antigo “Uniclinic” já vem se destacando na competição, tendo alçado o vice-campeonato em 2016. O Floresta, que no ano passado chegou até as semifinais, está apostando na experiência de Caça-Rato e Magno Alves. O Ferroviário, por outro lado, chega para o campeonato estadual com a moral adquirida no título nacional da série D que o restabeleceu como terceira força do estado. Em novo formato, as oito equipes se enfrentarão em jogos únicos e disputarão seis vagas para a segunda fase, sendo os dois últimos na classificação rebaixados para a segunda divisão do campeonato cearense. As partidas começaram na tarde de ontem, 5, após um período intenso de preparação e contratações. Na tarde de estreia, o Atlético Cearense se saiu melhor na disputa com o Ferroviário, sendo o placar final de 3 a 2. O Horizonte e o Guarany de Sobral ficaram apenas no empate.

As duas maiores equipes e favoritas ao título, Ceará e Fortaleza, já estão classificadas para a segunda fase por conta de suas colocações no campeonato de 2018. Atual campeão da competição, o Ceará chega depois de uma campanha histórica de permanência na elite do futebol brasileira e de uma fase movimentada de contratações, tendo o retorno do meia Felipe Baxola e a renovação de contrato do goleiro Everson, o qual estava na mira do Grêmio. Já a equipe de Rogério Ceni, Fortaleza, chega ainda festiva pela conquista do campeonato brasileiro da série B e traz como aposta para essa temporada as contratações do atacante Pedro Júnior e do meia Madson.

Além da conquista estadual, o grande campeão conquistará vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil e a melhor equipe da primeira fase, do mesmo modo, conquistará vaga na Copa do Brasil. O campeonato cearense abrirá duelos e clássicos que se repetirão no cenário nacional ao longo de 2019, traz à tona o crescimento que as equipes vêm apresentando nos últimos tempos e marcará o início de um ano de ouro, ou que pelo menos tem tudo para ser.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle