1974: Independiente conquista o penta em Santiago
Atualizado: 26 de Jul de 2020
Depois de conquistar dois títulos consecutivamente, em 1972 e 1973, o Independiente já tinha em sua galeria quatro taças da Libertadores, isso porque, os argentinos venceram a competição – também de forma consecutiva em 1964 e 1965. E em 1974, o Independiente poderia se tornar a primeira equipe a conquistar o pentacampeonato, a tarefa parecia fácil, por que os argentinos entrariam na competição apenas na semifinal, por isso, teria mais tempo para analisar os adversários, situação que poderia beneficiar a equipe.
Já o seu adversário da final, o São Paulo começou a sua trajetória no Grupo 2, ao lado do Palmeiras, Municipal e Jorge Wilstermann. Sem dificuldades, o Tricolor Paulista garantiu a liderança da competição com 10 pontos, onde obteve quatro vitórias e dois empates. Na semifinal, enfrentou adversários poucos conhecidos como o Millionários e o Defensor Lima. Novamente, os brasileiros tiveram um ótimo desempenho.

O atual campeão, Independiente enfrentou o Peñarol e o Huracán. Em seis jogos, garantiu seis pontos, vencendo quatro deles e empatando apenas dois. Tanto Independiente quanto São Paulo garantiram a classificação para a final de forma invicta – já que não perderam nenhum jogo da semifinal.
Os brasileiros buscavam o primeiro título, e a primeira partida foi realizada em São Paulo. O que garantiu uma vitória por 2 a 1. Apesar do resultado positivo, o Independiente venceu o jogo de volta por 2 a 0, fazendo com que uma terceira partida fosse realizada.
O jogo de desempate ocorreu em Santiago, e a vitória por 1 a 0 deu aos argentinos a quinta taça da Libertadores.