1977: Boca Juniors levanta a taça pela primeira vez

Atualizado: Jul 26

Primeira decisão da Libertadores nos pênaltis é marcada no confronto entre Boca Juniors e Cruzeiro

Vamos viajar um pouco no tempo, mas especificamente na década de 70, em 1977. Neste ano, a Copa Libertadores teve a participação de 21 equipes, sendo um deles o Boca Juniors. Derrotado na final de 1963 pelo Santos de Pelé, o time argentino levantou a taça pela primeira vez em 77, assim como a primeira final da Libertadores decidida nos pênaltis. Um dia histórico no campeonato internacional.

Boca iniciou com uma defesa raçuda e técnica, mas o time azul e ouro caiu em um grupo dificílimo ao lado de River Plate, Peñarol e Defensor Sporting. Mesmo diante de rivais poderosos, o Boca mostrou personalidade e foi o primeiro do seu grupo, com quatro vitorias e dois empates em seis jogos. Foram apenas 5 gols marcados e nenhum gol sofrido. Nas semifinais, em formato de dois grupos com três equipes cada, o Boca enfrentou Deportivo Cali e Libertad. Novamente forte na zaga, venceram os dois jogos e empatou dois, garantido vaga na final com o campeão Cruzeiro.

O time argentino enfrentou uma final difícil contra o Cruzeiro, vencendo o primeiro jogo no Estádio La Bombonera por 1 a 0, gol de Veglio, e perdendo o segundo por 1 a 0, no Estádio Mineirão, com gol de falta do lateral direito cruzeirense Nelinho. Ocasionando o jogo de desempate, no Uruguai, onde as duas equipes empataram por 0 a 0 e o torneio acabou sendo decidido nos pênaltis. Os Xeneises, apelido dado para a torcida argentina, foram a loucura.

Antigamente a Libertadores contava com pressão dentro e fora de campo. Nesta final especificamente teve muito rolo de papel higiênico atrapalhando o desempenho dos times, além de um Cruzeiro pouco ofensivo na primeira partida. Nos pênaltis, alguns batedores oficiais do time mineiro foram substituídos antes da prorrogação, entre eles, Nelinho, Neca e Luiz Carlos, sobrando para jogadores inexperientes em penalidades, como o lateral cruzeirense Vanderlei, que perdeu o pênalti e proporcionou o título pela primeira vez ao Boca.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle