2008: LDU conquista título histórico em pleno Maracanã

Atualizado: 25 de Jul de 2020

A Libertadores de 2008 começou com uma novidade: o nome. Neste ano, o evento passou a ser chamado de Copa Santander Libertadores da América, devido ao novo patrocinador oficial da competição, o Banco Santander.

A primeira fase da 49ª edição, também conhecida como rodada de qualificação, contou com 12 times disputando a classificação para participar da libertadores e se juntar aos 26 clubes que já estavam classificados. Para os duelos desta fase, a CONMEBOL realizou um ranking entre os times mais bem colocados dos países para que não houvesse uma grande disputa nesta fase, que era a primeira eliminatória.

Com os duelos já ocorridos e com a definição dos times que integrariam a fase de grupos, a segunda fase começava. Para esta rodada, os cabeças de chave foram os quatro times argentinos e quatro brasileiros que estavam previamente no torneio. Com 8 grupos que possuíam quatro times em cada, as duas equipes que ocupavam as duas primeiras posições se classificavam para as oitavas de final.

A oitava de final foi majoritariamente argentina e brasileira. Dos 16 times classificados para esta etapa da competição, cinco eram brasileiros e cinco argentinos. Mas apesar deste número, algumas destas equipes foram desbancadas da partida por outros países. Como o Flamengo, que foi eliminado pelo América, time mexicano, em pleno Maracanã e na despedida de seu atual técnico, Joel. Outro que também foi eliminado foi o Cruzeiro. O time mineiro, por sua vez, enfrentou o Boca Juniors e não alcançou a sua classificação.

Os oito times classificados foram, então, para as quartas de final em busca de mais uma classificação. O América novamente eliminou um time brasileiro, desta vez o Santos, em terras Argentinas. Em um confronto de times brasileiros, o Fluminense tirou o São Paulo da competição. Além destes, também se classificavam para a semifinal o grande Boca Juniors e o LDU Quito, time do Equador que desbancou o San Lourenzo, time argentino. Com estes resultados, os confrontos da semifinal foram definidos: Boca Juniors x Fluminense e América x LDU. No confronto entre Argentina e Brasil, o tricolor carioca se saiu melhor e conseguiu a classificação para a final, com um

empate em terras argentinas e uma vitória de 3 a 1 no Maracanã. Na outra decisão, estava o América, que desbancou o Flamengo e o Santos, e o LDU, que conseguiu a classificação após vencer grandes times, como o Estudiantes. Com um empate em 1 a 1 no jogo de ida, favorecendo o LDU, e o empate em 0 a 0 no jogo de volta, o time Equador se classificou para uma final histórica.

Foto: NetFlu

Os dois times estavam pela primeira vez em uma final da Libertadores. O primeiro jogo ocorreu em terras equatorianas e o resultado favoreceu os times da casa, que venceram por 4 a 2 o time carioca. No jogo de volta, em pleno Maracanã, o LDU balançou a rede logo aos 5 minutos de partida, mas o tricolor carioca conseguiu vencer por 3 a 1, resultado que levava a decisão para os pênaltis. Na disputa das penalidades, o time equatoriano se saiu melhor, fez 3 a 1 e se tornou o primeiro time do Equador a ser campeão da competição.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo