De Rui Barbosa ao Padre, revelações sobre a origem do futebol

Atualizado: 26 de Jul de 2020

A origem das coisas é sempre fonte de especulação e controvérsias. E quando se trata de esporte? Futebol? Quem trouxe a arte da bola nos pés para o país? Qual o clube mais antigo? Qual time tem a maior torcida? Números, datas, fotografias, tudo é válido para sustentar os argumentos dos apaixonados pelo esporte, mas o historiador José Moraes dos Santos Neto da Unicamp inovou o alvoroço sobre a questão.

Para o pesquisado o futebol entrou no Brasil pelos jesuítas. A paixão nacional seria então uma herança portuguesa? A teoria de Neto diz que a prática existia no país desde a década de 1880. E a curiosidade defendida pelo historiador, não fica por ai, Neto também afirma que o o jurista, jornalista, diplomata e político Rui Barbosa, defendeu introduzir o esporte, que se popularizou, nas escolas.

Padres e alunos jogavam juntos nas instituições de ensino, era uma espécie de bate-bola na parede. Apenas anos mais tarde o futebol começou a ter a forma que conhecemos. Entretanto foi os filhos de imigrantes ingleses, que levou o esporte para dentro dos clubes frequentados pela elite paulistana, que mais tarde formariam uma liga, um embrião do que é hoje a Federação Paulista de Futebol.

Modalidade de elite, segregacionista e aristocrática. Será essa a origem do esporte que hoje é esperança de tantos jovens de baixa renda para melhorar de vida? O esporte que diverte crianças e adultos, homens e mulheres, todo mundo? O livro "Visão do jogo Primórdios do futebol no Brasil" , mostra que o futebol merece, muito estudo. Já que para além de jogos, partidas, gols, choros e alegrias, ele também carrega revelações e histórias surpreendentes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle