Movimento Bancada das Sereias


O mais novo movimento que está bombando entre as torcedoras santistas é o Bancada das Sereias. Além de apoiar o Santos nas arquibancadas, as meninas lutam por uma causa ainda maior: mulher e futebol. Conversei com quatro das nove idealizadoras e pude saber mais sobre a ação que ganhou força nos últimos dias. Leia agora a entrevista com Fernanda Campos de Sousa, Esther Sant’Ana Pereira, Kelly Gomes e Yasmin Lima.

De quem partiu a ideia de fazer o movimento?

Fernanda: Nós somos amigas a um tempinho, e começamos a conversar sobre a dificuldade de ir ao estádio sozinha, por conta dos riscos em sermos mulheres, aí decidimos entre nós fazer um movimento para juntar as meninas que têm essa mesma dificuldade que nós temos.

Entendo, já entrando no assunto sobre os riscos, explique mais sobre o movimento em si, quando foi criado e por que essa dinâmica?

Esther: O movimento foi criado recentemente, vemos muitas meninas deixando de ir aos jogos por falta de companhia ou por não se sentirem a vontade, por isso que o intuito maior é reunir as meninas para irem para aos jogos juntas e que todas tenham companhia fora e principalmente dentro do estádio.

Qual foi a reação das torcedoras com a criação do movimento? Vocês acreditam que com essa iniciativa as mulheres vão começar a acompanhar os jogos no estádio com mais frequência?

Kelly: Nós tivemos um retorno muito bom das torcedoras, já somos mais de 160 meninas no grupo do WhatsApp e mais de 3 mil seguidores no Instagram, e esperamos que com essa ideia elas se sintam ao menos mais a vontade e saibam que sozinha pra jogos não vão e que com isso estejam presente com mais frequência.

O que a torcedora precisa fazer para entrar nesse movimento, apenas mandar o número do WhatsApp para ser adicionada ao grupo? O movimento é apenas para o estado de São Paulo ou torcedoras de outros estados também podem fazer parte?

Fernanda: Sim, apenas mandar o número do WhatsApp. O movimento é para todo o Brasil, a ideia é causar isso na torcida feminina do Brasil inteiro.

Vocês disseram que são mais de 160 meninas no WhatsApp e mais de 3 mil seguidores no Instagram. Em tão pouco tempo, a expectativa antes é a realidade do agora? (Vocês esperavam uma repercussão tão grande?) Esperam crescer mais?

Esther: Não, a expectativa era bem menor, logo que criamos a meta era bater apenas 100 seguidores. Não esperávamos uma repercussão tão grande e sim esperamos crescer muito mais.

O jogador Rodrigão apoiou o movimento e até o perfil oficial do Santos no Twitter ajudou na divulgação. Isso acaba sendo importante, porque mostra o movimento ganhando força no atual cenário, e vemos que não só mulheres, mas homens que também apoiam e divulgam. Para vocês, o reconhecimento do clube e de figuras famosas é importante pra elevar a ação num patamar ainda maior? Isso motiva a dar cada vez mais continuidade?

Esther: Sim, o apoio de todos ajudou bastante, não só do jogador, mas o apoio do clube foi essencial para nós, não imaginávamos que isso iria acontecer, a divulgação no perfil do Santos fez com que tivesse um reconhecimento maior, recebemos apoio de muita gente, inclusive de torcedores de times rivais. Isso nos motivou ainda mais a continuarmos com o movimento e pensarmos em outros projetos futuros.

Como o próprio nome já diz, o movimento é voltado às torcedoras do Santos FC, entretanto muitas torcedoras de outros times também estão exaltando a ideia, como você mesmo disse. O que vocês podem dizer a essas torcedoras?

Yasmin: A nossa luta é a mesma dentro do cenário do futebol. Apesar de sermos de times diferentes, lutamos pelo mesmo propósito.

Meninas, muito obrigada pelo tempo cedido ao blog. Desejo sorte a vocês e espero que o movimento motive muitas mulheres apaixonadas a irem ao estádio acompanhar seu time do coração!

Todas: Obrigada, nós que agradecemos.

Para fazer parte do movimento acesse Bancada das Sereias no Twitter ou Instagram.

#BancadadasSereias

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle