1989: Atlético Nacional é o primeiro clube da Colômbia a conquistar a Libertadores

Atualizado: Jul 25

A trigésima edição da Libertadores da América trouxe mudanças que duraram até 1999. O novo sistema utilizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) dividiu as equipes em cinco grupos com quatro integrantes, os três primeiros colocados se classificavam para a próxima fase. O campeão do ano anterior avançava para as oitavas de final.

Integrando o grupo E, o Atético Nacional teve como adversários o Millionários, Deportivo Quito e Emelec. Durante esta primeira fase, os colombianos encerraram a sua participação na vice-liderança com sete pontos. Nas oitavas de final, um argentino apareceu no caminho dos colombianos, o Racing. O Atlético vence o primeiro duelo por 2 a 0, e o segundo acabou perdendo por 2 a 1. Mas o resultado não impediu a classificação para as quartas de final.


O duelo desta vez foi contra o Millionarios, as duas equipes já se conheciam, haviam se enfrentado na fase de grupos. A primeira partida terminou com uma vitória do Atlético Nacional, no segundo jogo, um simples empate em 1 a 1, que garantiu a equipe de Medellín uma vaga inédita a semifinal.


Desta vez, contra os uruguaios do Danubio. Se um empate sem graça em 0 a 0 desagradou a torcida, no jogo de volta, o Atlético Nacional goleou por 6 a 0. Uma classificação que entrou na história dos colombianos. A primeira final em uma Libertadores da América.


Atlético Nacional e Olímpia do Paraguai realizaram a primeira partida em Assunção, onde os donos da casa levaram a melhor e venceram os colombiano por 2 a 0. Os jogadores tinham um grande desavio, reverter o feito para que a taça da Libertadores pudesse ficar em solo colombiano pela primeira vez. O desafio em Bogotá deu efeito e nos 90 minutos, o Atlético Nacional venceu por 2 a 0, levando a decisão para os pênaltis onde garantiu o título por 4 a 1.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle