Futebol na internet: e se wifi cair na hora do gol?

Atualizado: 26 de Jul de 2020

"Seu João, botafoguense desde pequeno. Vai ao estádio. Ouve o rádio, vê a tevê. Internet? Com seus 74 anos ele não quer disso não, celular que liga e recebe chamada é inovação demais. Já o Robertinho, tem 10 anos, foi ao estádio umas duas vezes vê o Palmeiras jogar. Celular ele só usa quando pega o da mãe emprestado e usa o Wifi da vizinha. O futebol ele acompanha na tevê aberta mesmo, alegria é quando o jogo da rodada que passa é o do verdão....."

A internet vem mudando o modo de ver futebol ao vivo. Algumas partidas só podem ser vistas na internet, como os jogos transmitidos pelo Esporte Interativo, ou alguns da Copa do Nordeste. Precisa ser assim mesmo? Acompanhar o futebol no Brasil é uma questão cultural e a televisão tem participação importante nisso. O rádio ajuda na emoção, ouvir uma partida aflora os sentimentos, mas ver e ouvir na televisão ajuda ambientar, ir ao estádio não possível todo jogo, mas assistir na telinha ou na telona melhora isso.

A transição do futebol da rádio para TV não terminou até hoje, o futebol movimenta muitos programas esportivos nas emissoras de rádio do Brasil inteiro. Por que a transição da TV para internet precisa ser tão brusca? Cerca de 35% da população brasileira não está conectada, segundo dados do IBGE, e os que estão conectados não podem garantir uma internet estável o suficiente para assistir 90 minutos de um jogo.

"Como seu João e Robertinho ficam nessa história toda? A tal da inclusão digital não aconteceu tão bem assim, ainda. Será que a pressa do mundo moderno vai separar suas paixões dos seus apaixonados? Futebol não é para quem pode, é para todo mundo!"

Um Atletiba - Atlético Paranaense x Coritiba, de 2017, pelo campeonato estadual, foi transmitido pela internet. As questões contratuais do Atlético com a Globo levou o clube a exibir o jogo somente na internet. Foi um marco, um momento de sufoco que aliviou aqueles que queriam o clássico sem estar no estádio.

Em 2018 o Esporte Interativo, novamente por questões de rescisão de contrato, venda de emissora e outros problemas internos, deixou de ter seus canais fechados e passou a transmitir os jogos, que já tinha firmado contrato, pelo Facebook. E agora a Copa do Nordeste 2019 tem seu próprio canal online, Live FC. O campeonato tem todos seus jogos no Live FC, um para a Fox Sports (canal fechado) e um jogo para as filiadas do SBT Nordeste.

A inclusão da internet no pacote transmissão de futebol é interessante, um bom apoio. Mas ainda não estamos preparados para isso. O sinal da internet não chega a todo lugar, a instabilidade é grande. Nem sempre quem começa a ver um jogo no Facebook ou no YouTube consegue terminar ele sem ter se irritado, sem que ele tenha travado na hora do gol ou simplesmente deixado de passar.

É hora melhorar, para se avançar e depois mudar mais. Como já foi dito a mudança do rádio para a TV não significou a extinção de futebol para o rádio. A inclusão do futebol ao vivo na internet não precisa ser a exclusão dele na TV. Ainda precisamos muito das televisões, principalmente das abertas.

"Ninguém quer seu João e Robertinho sem ver seus times do coração, não é?! Futebol tem que ser inclusão, do mais tradicional, a velha guarda, até os mais novos, que ainda nem entendem, mas querem viver essa maravilha. Como seu João e Robertinho, no Brasil, temos muitos."

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle