Não é só futebol, é política e história brasileira

Atualizado: 25 de Jul de 2020

O futebol é paixão, e a paixão acentua as coisas, deixando quase tudo à flor da pele. No caso brasileiro, o futebol talvez seja mesmo a maior paixão coletiva da nossa sociedade, uma verdadeira cultura de multidões. Mas está enganado quem acha que futebol é só futebol. Os graves problemas sociais, estruturais e econômicos do país, somados aos problemas característicos do futebol ajudam a entender toda a vida social.

A história social do futebol brasileiro é um capitulo das nossas lutas sociais, políticas e culturais. Através da experiencia do futebol, podemos ler a sociedade brasileira no que ela tem de positivo e negativo. Por esses motivos, o futebol é mais que um jogo, um esporte bonito e apaixonante, é uma metáfora, uma imagem condensada da vida brasileira.

Difícil pensar em um tema que o futebol não possa estar envolvido, entre eles, a violência. Por essa modalidade conseguimos fazer interpretações da vida brasileira, uma vez que esse esporte representa a trajetória do país. Uma única palavra, mas capaz de abordar inúmeros assuntos, sentimentos e esperanças.

E se pensarmos que futebol é política e política é futebol. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que facilita a posse de arma, e em alguns minutos sites, blogs, páginas e internautas começaram a compartilhar a imagem do jogador Romário, em 1999, em que a blusa dizia “Armas não protegem, matam”. Ou seja, em diversos momentos podemos refletir e interligar o futebol e a política.

Diante dessa reflexão e da situação de violência do país, vale pensarmos que o endereço do futebol brasileiro é o Brasil, assim como os brasileiros são os dirigentes, os jogadores e os torcedores. Quando se estuda o futebol, o que se oferece é a analise do país e suas raízes. Por isso, mais importante que um jogo de futebol são os jogos do futebol, as realidades econômicas, políticas e simbólicas que estão acontecendo no nosso país. Portanto, não é só futebol é história.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle