1993: o ano do São Paulo e de Telê Santana

Atualizado: Jul 25

Um São Paulo emocionante, este era o time na década de 90. Após perder dois campeonatos brasileiros seguidos, em 1989 e 1990, o tricolor se reergueu e conquistou Libertadores, Mundial e Paulista. Impossível não se emocionar ao lembrar como tocava a bola, como tinha volume no jogo, como marcava e vencia jogos, torneios e clássicos. Ninguém parava o clube, que fez e deixou seu legado com vitórias históricas.


Com a chegada do mágico Telê Santana, o treinador começou pouco a pouco montar um grupo coeso e forte. Uma equipe composta por grandes jogadores como Cafu, Raí, Ivan, Antônio Carlos, a arte do Ronaldão, Dinho e Zetti. Sem contar Toninho Cerezo, Muller, Válber, André Luís, Pintado e Palhinha

São Paulo venceu historicamente o clube chileno Universidad Católica por 5 a 1 na Copa Libertadores da América de 1993, e alcançou o bicampeonato da competição. Com mais de 97 mil são paulinos presentes, o Morumbi explodiu de alegria, a multidão invadiu o gramado como nunca tinha visto antes e o time garantiu a taça com a primeira partida em casa.

Era um time de mestres, de 14 de abril a 19 de maio, o Morumbi assistiu maravilhado a espetáculos dignos dos maiores times da história do futebol. O time movia milhões de torcedores pintados de vermelho, preto e branco. Assim foi nos 4 a 0 das oitavas de final contra o Newell’s Old Boys, com mais de 40 mil torcedores presentes, nos 2 a 0 sobre o Flamengo, nas quartas de final, assistidos por 94 mil tricolores, sem contar o público de milhões de pessoas que não despregava os olhos da televisão. Tanta festa e empolgação que levou ao bicampeonato da Libertadores.

Grande Telê ainda venceria outros torneios até deixar o clube em janeiro de 1996. Em 410 jogos, venceu 197, empatou 122 e sofreu 91 derrotas. Mas que viveu o ápice do melhor e maior time da história do clube mais vencedor do Brasil naquele início de tarde fria no Japão e madrugada quente para os tricolores paulistas. Inesquecível.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle