2000: Boca Juniors, o bicho-papão dos brasileiros na década

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Após 22 anos do ultimo titulo do Boca Juniors, em 1978, o técnico Carlos Bianchi chegou e fortaleceu ainda mais o invencível time argentino. Bianchi, transformou o elenco e juntos conquistaram nove títulos, entre eles, três Libertadores seguidas. O clube azul e ouro, que durante os anos 2000 ficou marcado como “bicho-papão” dos brasileiros, já tirou da competição Cruzeiro (três vezes), Corinthians (duas), Palmeiras (duas), Grêmio, Flamengo, Santos, Vasco, Fluminense, Paysandu e São Caetano (uma vez). Os três clubes do país que eliminaram o Boca em mata-matas foram o Santos, na decisão de 1963, o Fluminense, na semifinal de 2008, e o Corinthians, na final de 2012.

Com um time forte, o treinador Carlos Bianchi conseguiu impedir o sonho do Palmeiras de chegar ao bicampeonato do torneio, fazendo o Boca Juniors, levantar a taça nos gramados do Morumbi, em São Paulo. Uma noite memorável com decisão nos pênaltis. O time argentino fez 4 a 2 nas cobranças de pênaltis e chegou a seu terceiro título na história da competição. Pelo Palmeiras, erraram as cobranças Asprilla e Roque Júnior. Alex e Rogério converteram. Pelo lado argentino, Guillermo Schelloto, Riquelme, Palermo e Bermúdez marcaram.

No tempo normal de jogo o Boca quebrou o tabu palmeirense, pois o time havia vencido todos os jogos que realizou em casa na competição e conseguiu um empate em 0 a 0. Com o resultado, Bianchi venceu a "queda de braço" com Scolari. Ambos os treinadores têm fama de "copeiros" por se darem bem em competições do tipo mata-mata.

O time portenho reverteu um quadro que era totalmente favorável ao Palmeiras. Depois de empatar por 2 a 2 em Buenos Aires, os palmeirenses tiveram a chance de decidir no Brasil, com cerca de 66 mil torcedores a favor. Além de ter vencido todos os jogos que fez em casa, o time do Brasil não tinha feito menos de três gols em nenhum jogo em São Paulo pela Libertadores este ano.

A conquista do Boca Juniors quebrou também a hegemonia do futebol brasileiro nos últimos anos. O título não saia do Brasil desde 1997. No ano passado, o próprio Palmeiras foi o campeão. Em 98, foi o Vasco e em 97, o Cruzeiro quem levantou a taça.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle