2009: festa argentina no Mineirão

Atualizado: Jul 24


A 50ª edição da Libertadores da América reuniu 38 times de 10 associações sul-americanas e também do México. O Brasil foi representado pelo Sport, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. Nas 134 partidas realizadas, a rede balançou 323 gols, uma média de 2,41 por partida. A competição teve como campeão o Estudiantes.

Na fase de grupos, os argentinos estiveram no Grupo 5, ao lado do Cruzeiro, Deportivo Quito e Universitario de Sucri. Onde encerrou a sua participação em segundo lugar, ficando atrás da equipe cruzeirense. Nas oitavas de final, o Estudiantes enfrentou o Libertad, onde na primeira partida venceu os paraguaios por 3 a 0. Com o resultado e a classificação encaminhada, os argentinos e paraguaios ficaram no empate sem gols no jogo de volta. Com a classificação, os pincharattas tiveram como adversário o Defensor Sporting. No duelo contra os uruguaios, o Estudiantes venceu as duas partidas pelo placar de 1 a 0, garantindo vaga na final da competição.

A final recolocou frente a frente Estudiantes e Cruzeiro – que na semifinal eliminou o Grêmio, após vencer a primeira partida por 3 a 1, e empatou a outra em 2 a 2. Na fase de grupos, argentinos e brasileiros estiveram no mesmo grupo. O primeiro jogo foi realizado na Argentina, jogando no estádio Ciudad de La Plata e com mais de 50 mil torcedores, o empate em 0 a 0 deixou a decisão para o estádio Mineirão. Com a decisão no Brasil e ao seu favor, o Cruzeiro buscava o terceiro título na competição.

O placar ficou no 0 a 0 até o segundo tempo, mas Henrique fez a alegria da torcida celeste, quando em um chute a longa distância, a bola desviou em Desábato e entrou. Mas a felicidade durou pouco, o Estudiantes empatou com Fernández. A virada argentina veio com Boselli, que em um forte cabeceio, marcou o segundo gol. O Cruzeiro não se abateu, e buscou o empate, Thiago Ribeiro acertou a trave de Andújar. Mas os argentinos souberam administrar o placar e garantiram o seu quarto título.

#SãoPaulo #Sport #Cruzeiro #Palmeiras

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle