A difícil tarefa de ser árbitro de futebol

Atualizado: 26 de Jul de 2020

Enquanto a maioria das crianças sonha em ser um grande jogador de futebol, existem também aquelas que vão na contramão desse pensamento e se encantam com o repicar do apito, com a elegância do aplicar do cartão (vermelho ou amarelo), com o levantar da bandeira ao se marcar uma infração por impedimento ou simplesmente com o tradicional uniforme que leva o cobiçado escudo da instituição.

Mas, o que dizer dessa profissão que na maioria das vezes é bastante criticada e injustiçada por aqueles que se acham na razão de reclamar algo? Se o time perde uma partida, a culpa é do árbitro. Jogador indisciplinado expulso de campo? A culpa é do arbitro que não teve paciência...

Ah, mas ser árbitro de futebol vai além das quatro linhas de um campo. Se engana quem pensa que ser “juiz de futebol" é apenas soprar um apito ou simplesmente levantar a bandeirinha para marcar uma infração. Ser árbitro é estudar a regra do jogo, é se dedicar a treinos físicos exaustivos e rigorosos diariamente, preparando-se para os quase 100 minutos de partida e para os testes físicos aos quais se submetem a cada três meses. Ser árbitro é, muitas vezes, abdicar da família e do lazer no fim de semana para se dedicar de corpo e alma ao sonho de ser o melhor naquilo que se propôs a fazer.

Ser árbitro é, também, escutar xingamentos e ter aquilo como elogios, é treinar exaustivamente, estudar, analisar vídeos e saber que, ainda assim, na hora do jogo, não vai conseguir ter 100% de acerto. Ser árbitro é saber que treinos físicos são dolorosos, mas a paixão que se tem pelo apito e pelas bandeiras são maiores, o que neutraliza as dores. Ser árbitro é sentir arrepiar ao entrar no gramado para comandar uma partida de futebol.

Por isso, ser arbitro não é fácil, mas é extremamente gratificante para quem o faz!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle