Jogos Emblemáticos: Manchester United volta a triunfar na European Cup

Atualizado: Jul 25

O Manchester United foi o primeiro clube inglês a competir na Europa, com o treinador Matt Busby, que ignorou totalmente o decreto da Liga de Futebol que ordenou o United a não jogar a nova European Cup, uma competição que os burocratas consideravam abaixo do nível dos times da Inglaterra. Os Busby Babes, como era conhecido o time do United, chegou às semifinais da temporada 1966-1967, e era o franco favorito ao título da temporada seguinte.

Mas, o destino interferiu de forma cruel. Em 06 de fevereiro de 1958, o avião que transportava a equipe de Manchester de volta para casa após confronto das quartas de final contra o Estrela Vermelha de Belgrado, caiu em uma pista coberta de gelo em Munique, na Alemanha. Sete membros da equipe morreram imediatamente, e 15 dias depois o astro do time, Duncan Edwards morreu no hospital.


O Estrela Vermelha chegou a pedir para a UEFA decretar o Manchester United honorário daquela temporada, mas o pedido foi negado. O próprio Busby esteve a beira da morte, mas sobreviveu e em sete anos havia contruído o segundo grande time do United. Agora, o time que foi montado em torno de George Beste, Denis Law e o sobrevivente de Munique, Bobby Charlton, chegou à final da European Cup de 1968, onde enfrentaram o Benfica de Eusébio. Law não pode disputar a final devido uma lesão no joelho.


Depois de um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar, com gol de Charlton para os ingleses e Jaime Graça para os portugueses, o jogo precisou ser decidido na prorrogação após o goleiro Alex stepney ter defendido potente chute de Eusébio, que impressionado, apenas se levantou e aplaudiu o goleiro adversário. Foi preciso apenas oito minutos de prorrogação para que o Manchester United dominasse o jogo. Bets ampliou o placar após driblar o goleiro do Benfica. Brian Kidd – que estav completando 19 anos naquele dia- fez outro e Charlton, marcando seu segundo na partida e o quarto do United fechou o placar. Final de jogo: Manchester United 4 a 1 Benfica.


Dez anos depois daquele que foi o maior acidente envolvendo o time do United, Busby e Charlton alcançavam a glória em nome de seu time e em homenagem aos companheiros que se foram no fatídico 06 de fevereiro de 1958, mostrando que o futebol é feito de superação.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle