Juan: Flamengo até morrer

Atualizado: Jul 26

Juan Silveira dos Santos ou só Juan. A história do jogador e a do Flamengo parece que foram escritas juntas. É quase impossível contar a história do time carioca sem citar o nome do zagueiro. São mais de nove anos vestindo a camisa rubro negra e ele se tornou referência para a camisa número 4.

Cria da base do Flamengo, Juan nem sempre foi zagueiro. Até os onze anos jogava no meio campo, mas um dia precisou ser improvisado na defesa e encontrou ali o seu lugar. Jogou no Flamengo até os 23 anos e nessa primeira passagem conquistou uma Copa Mercosul (1999) e uma Copa dos Campeões (2001).

Juan vestiu poucas camisas, apenas quatro em 22 anos de carreira. Passou por Flamengo (1996-2002 e 2016-2019), Bayer Leverkusen (2002-2007), Roma (2007-2012) e Internacional (2012-2015) e em todos esses clubes foi aquele zagueiro com faro para gol. Em sua carreira tem na sua conta 69 gols, sendo que só no Flamengo ele tem 33, número que o igualou a Junior Baiano.

O bom filho a casa torna

Em 2016, Juan voltava a respirar o ar de onde começou sua trajetória. Nesse ano fechou a zaga flamenguista e trouxe para uma nação a esperança de ver seu time lutando de novo na parte de cima da tabela. Um grande título não veio nesses últimos anos, mas ele trouxe a admiração de um ídolo para 37,6 milhões de torcedores.

É um ídolo não só aclamado pela torcida, mas também pelos companheiros de clube. Ano passado, no dia sete de setembro, o zagueiro rompeu no treino o tendão de Aquiles, o que o impediu de jogar a partida contra a Chapecoense no dia seguinte. Diego, após marcar um gol, pegou a camisa 4 de Juan e a estendeu como um manto sagrado, porque o zagueiro não estava ali em campo, mas seu espírito guerreiro batia no coração de todos os jogadores do Flamengo.

Você pretendia encerrar sua carreira ano passado, mas essa lesão te impediu. Eu te agradeço eternamente, Juan, por dar a oportunidade de deixar a nação se despedir e gritar seu nome no último dia defendendo o manto em campo, porque eu sei que fora dele você vai continuar lutando por nós.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle