2014: San Lorenzo impressiona e conquista a Libertadores

Atualizado: Jul 26

A 55ª edição da Libertadores da América teve 38 times participantes, destas seis equipes brasileiras. O campeão da edição de 2013, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético Paranaense e Botafogo – que disputaram a pré-Libertadores. A competição teve 138 partidas e a rede balançou 325 vezes, uma média de 2,36 gols por jogo.

O San Lorenzo iniciou sua trajetória no Grupo 2, onde enfrentou o Unión Española, Independiente del Valle e o Botafogo. Os argentinos garantiram vaga nas oitavas de final, após garantir o segundo lugar em seu grupo.

Nas oitavas de final, os argentinos enfrentaram o Grêmio – que buscava espantar o azar e avançar de fase, já que os brasileiros acabavam sendo eliminados nesta fase da competição. Mas assim como em outros anos, os Tricolores viram o San Lorenzo vencer a primeira partida por 1 a 0. Resultado que poderia ser revertido, já que o segundo jogo seria na Arena em Porto Alegre, onde o Grêmio devolveu o mesmo placar e levou a decisão para as penalidades. Apesar da garra, os brasileiros foram eliminados por 4 a 2.

Nas quartas de final, os argentinos enfrentaram outro brasileiro, desta vez o Cruzeiro. No primeiro jogo, vitória do San Lorenzo por 1 a 0, na volta, um empate em 1 a 1 que classificou o San Lorenzo para semifinal.

A primeira semifinal de sua história colocou u adversário conhecido e que também teve um desempenho surpreendente na competição: o Bolívar. Mas uma goleada acabou com o sonho dos bolivianos. Uma vitória massacrante por 5 a 0, encaminhou o San Lorenzo para uma final inédita, e nem uma derrota por 1 a 0 no jogo de volta, impediu a felicidade dos argentinos.

Mas para ser campeão é preciso passar por grandes adversários, e na final, os argentinos iriam enfrentar o Nacional do Paraguai. O primeiro jogo foi realizado em solo paraguaio, onde um empate em 1 a 1 deixou a decisão para o jogo de volta. E com a torcida ao seu favor, o San Lorenzo conquistou o título inédito com gol de Ortigoza.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle