Copa dos Pampas é novidade no futsal gaúcho

Atualizado: Jul 24

Uma nova competição deve ter início no Rio Grande do Sul neste ano. Enquanto a condução das disputas do futsal no Estado segue em intenso debate, a Liga Gaúcha confirmou a realização da Copa dos Pampas. A confirmação aconteceu na última sexta-feira (22), em Lajeado/RS.

Em reunião junto aos clubes filiados, a Liga Gaúcha apresentou a disputa com a participação de todos os clubes da primeira divisão, com exceção dos integrantes da Liga Nacional. Assim, ao todo, dez clubes participam da disputa que garantirá ao campeão vaga na Copa do Brasil das Ligas e ao vice-campeão vaga no Desafio das Ligas.

A disputa tem início previsto para o dia 6 de abril, dividida em duas chaves, conforme anúncio dos próprios clubes. A primeira chave conta com América de Tapera, Alaf de Lajeado, Sase de Sebach, Asif de Ibirubá e Guarany de Espumoso. Já a segunda chave tem Passo Fundo Futsal, AMF/DalPonte de Marau, Uruguaianense de Uruguaiana, APF de Parobé e Abelc de Boa Vista do Buricá. Os clubes enfrentam-se em turno e returno, dentro de sua chave, e os dois melhores de cada chave classificam-se para as semifinais.

Ainda, também durante o encontro, ficou pré-definido o início da Liga Gaúcha, campeonato equivalente ao estadual de primeira divisão, apenas no segundo semestre. Com isso, 13 equipes estariam na disputa – as 10 participantes da Copa dos Pampas, além dos três integrantes da Liga Nacional, ACBF de Carlos Barbosa, Atlântico de Erechim e Assoeva de Venâncio Aires.

Com isso, seriam oito classificados e três rebaixados, em uma disputa de primeira fase até outubro e final disputada em dezembro. Porém, o formato da Liga Gaúcha ainda será discutido em um novo congresso técnico, podendo sofrer alterações. Ainda, a FGFS (Federação Gaúcha de Futebol de Salão) também deve realizar sua própria disputa estadual, com data e participantes a serem confirmados.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle