#JogaMiga: saiba onde praticar futebol feminino no Brasil


#JogaMiga é um mapa online que disponibiliza informações sobre os times de futebol feminino pelo Brasil e que ajuda as jogadoras, amadoras ou não, a encontrarem locais próximos para praticarem a modalidade.

Desde 2015, numa pequena quadra de São Paulo, um grupo de amigas se reunia semanalmente para “baterem uma bola” e exercitarem a paixão pelo futebol. A maioria das meninas era amadora e nunca tinha tido contato com o esporte antes. Talvez pelo pouco incentivo dos pais e familiares no passado à prática desse esporte, ou então pelo fato do “futebol ser coisa de menino” e as garotas se distanciarem dele.

Mas o Miga F.C., ao entrar na vida dessas mulheres, permitiu a elas a realização de sonhos de crianças e a concretização da vontade de aprender futebol. Tanto que a fundadora do time, Nayara Perone, com a ajuda de um técnico, profissionalizou a equipe. Aos sábados, além dos “rachões” descontraídos de antigamente, treinos físicos e táticos também eram ministrados pelo professor.

Percebendo o tamanho que a proposta estava ganhando e a grande adesão pelas praticantes, em 2017 surgiu a ideia do projeto #JogaMiga. Um espaço que incentiva a prática do futebol por mulheres e que acolhe, de maneira segura e divertida, garotas que buscam exercitar o esporte, independente do nível de habilidade.

A organização preza pela integração, não sendo exigido preparo físico e conhecimento para prática da modalidade. O fundamental é que a praticante desfrute do melhor que há num esporte coletivo, que é o lazer, construção de amizades e melhora na qualidade de vida.

A fim expandir o projeto para outros estados e de compartilhar esses espaços que recebem as jogadoras, o #JogaMiga criou um mapa online que disponibiliza informações sobre as escolas de futebol feminino pelo Brasil, bem como horários de treinos, endereços, contatos de treinadores e valores de mensalidades. A plataforma é colaborativa e abastecida com a ajuda das amantes da modalidade espalhadas pelo país. O time fica registrado no sistema após o seu cadastramento e permite que a atleta encontre uma escola de futebol próxima de si para a prática do esporte.

Além de facilitar o acesso a treinos de futebol feminino no Brasil, a proposta também organiza campeonatos e amistosos entre times amadores pelo país. Bem como festividades para promover a modalidade nos estados brasileiros.

A organização é sem fins lucrativos, e todo dinheiro arrecado pelas jogadoras e apoiadoras, se destina ao aluguel de quadras, pagamento dos treinos e materiais para jogos. E as mensalidades são acessíveis para universalizar a modalidade. 87 times femininos já estão registrados na plataforma, a maioria deles no estado de São Paulo (42) e a meta é que muitos outros se cadastrem ao longo do ano, principalmente quando o aplicativo para celular for lançado, previsto para o fim deste mês.

O #JogaMiga é uma ferramenta importantíssima para motivar a prática esportiva e popularizar o futebol feminino no Brasil. O projeto é democrático e inclusivo, não fazendo distinção a gênero, idade ou orientação sexual. O primordial é ser movida pela paixão ao futebol! Para saber mais sobre o projeto #JogaMiga, acesse: https://jogamiga.com.br/​

#Futebolamador #Futebolfeminino #JogaMiga #NayaraPerone

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle