Divulgadas tabelas dos principais torneios de futebol feminino do país

Atualizado: Jan 17

Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as tabelas do Campeonato Brasileiro Feminino, séries A1 e A2, bem como os novos regulamentos dos torneios. O duelo de estreia ocorre no próximo dia 16 de março, entre o Minas Icesp (DF) e São José (SP).

Pela série A1, que equivale à primeira divisão, a principal mudança ocorre na forma da disputa. Antes divididos em dois grupos de oito equipes, os clubes agora formam um único agrupamento com os 16 participantes. Os oito melhores colocados formam as quartas de final. Os quatro últimos caem para a segunda divisão em 2020.

Já pela série A2, a grande alteração vem na quantidade de times. Nos últimos anos, a competição também comportava 16 equipes na fase de grupos (sem contar com a fase preliminar classificatória). Para 2019, foram formados seis grupos com seis integrantes cada um, totalizando 36 times envolvidos na disputa, que contemplam todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Ao fim da primeira fase, disputada em turno único, os dois melhores de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros colocados, avançam às oitavas de final. Quem chegar à semifinal já garante o acesso à divisão principal no ano seguinte.

Alguns impasses, no entanto, ainda seguem sem solução, como é o caso da participação do Sport (PE). No último dia 19 de fevereiro, a diretoria do clube pernambucano informou que o departamento de futebol feminino seria descontinuado em virtude de problemas financeiros. Apesar da declaração, não houve uma desistência formal frente à CBF, e, por isso, o nome do clube ainda segue na lista da série A1.

A competição, inclusive já teve uma alteração após a publicação da tabela. Divulgado, inicialmente, com 15 participantes, devido à desistência do Rio Preto, o torneio agregou o Internacional de Porto Alegre, que disputaria a série A2.

Série A1 - Lista de clubes participantes

Foz Cataratas/Athletico-PR, Ponte Preta-SP, Kindermann-SC, Flamengo-RJ, Iranduba-AM, Ferroviária-SP, Audax-SP, Rio Preto-SP, Santos-SP, São Francisco-BA, São José-SP, Corinthians-SP, Sport-PE, Vitória-PE, Vitória-BA e Minas ICESP-DF.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle