Zebra: conheça a origem de um dos termos mais famosos do futebol

Atualizado: Jul 26

A zebra é um animal mamífero e um dos bichos mais conhecidos do reino animal, ela é famosa por aparecer em desenhos e filmes e geralmente é muito querida pelo público. Outro local a qual ela se encaixa porém não de uma forma tão agradável é no mundo dos esportes. Confira abaixo a origem deste termo tão popular.

Zebra é uma expressão utilizada nos meios esportivos para mostrar algo inesperado, um placar adverso contrario das expectativas como por exemplo: um time de menor expressão ganhar de um gigante. E foi no futebol que esse termo se originou. A história começa no campeonato carioca em 23 de julho 1964.

Gentil Cardoso era um treinador conhecido pelas suas frases de efeito e por ser um dos grandes filosos do futebol brasileiro, ele treinava a tímida Portuguesa carioca que iria na época enfrentar o todo poderoso Vasco da Gama a partida acorreu nas Laranjeiras no estadio do Fluminense.

Pouco tempo antes da bola rolar o técnico Gentil concedeu uma entrevista para um repórter de campo e confiante falou: " Vai dar zebra! A Portuguesa vai ganhar..." a frase citando o animal foi uma alusão ao famoso jogo do bicho que em seu formato possuía 25 bichos menos a zebra, assim seria impossível tirá-lo no jogo, entretanto sabemos que o futebol é uma caixinha de surpresas e não podemos duvidar de nada pois algo de inesperado sempre pode acontecer ainda mais em uma partida de sendo assim a Portuguesa conseguiu derrotar o Vasco por 2 a 1 em um jogo emocionante, placar que só se repetiu duas vezes em 80 anos.

Após o feito a Portuguesa adotou a zebra como seu mascote oficial para homenagear a conquista daquele dia. O ocorrido logo se espalhou e virou manchete pelos jornais a fora, depois daquele dia o termo foi se tornando cada vez mais popular.E nos anos 70 ganhou uma maior força quando a própria "zebrinha" um personagem fictício apresentava a loteria esportiva um quadro do programa fantástico da rede Globo e quando o placar de algum jogo era inesperado ela dizia: " Ih, deu eu zebra!"

Depois disso outros esportes também adotaram o termo em seus vocabulários e muitas pessoas a levam para fatos que ocorrem no cotidiano que não saem como planejado.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle