A importância da categoria de base para o futebol

Atualizado: Jul 25

Jogar futebol na rua de casa, no campinho do bairro ou mesmo com tudo organizado por todas crianças da cidade, é a realidade de muita gente. O futebol começa a ser um hobbie, uma brincadeira para distrair, um amor e, muitas vezes, torna-se um sonho. E por esse sonho, as pessoas começam a se aprimorar, a jogar na esperança de conseguir ser visto por um olheiro ou de fazer um teste para a categoria de base. E assim, os jogadores profissionais vão se firmando.

O/a jovem que começa no sub-11, que sai de casa cedo, tem pela frente um enorme caminho para seguir até chegar ao sub-17. Fase em que vai passar do aprimoramento, do ensinamento das técnicas, para a utilização de tudo que sempre soube e do que aprendeu, assim, vai explorar seu potencial e sua superação. E os jogadores, que saem de casa cedo, que passam dias e dias treinando e aprimorando o seu futebol, são os que têm dado destaque aos times brasileiros, aos times estrangeiros e a seleção brasileira.

A exemplo disso, pode-se citar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que os jogadores da base representam seus times. O Brasil inteiro para pra acompanhar o torneio, pensando quem serão os próximos nomes de destaques de seu time, quem será revelação, quem poderá ajudar a equipe no próximo ano para a conquista de novos títulos…

Nomes conhecidos como Neymar, Phillippe Coutinho, Gabriel Jesus, Casimiro mostram como nosso futebol foi bem desenvolvido em categorias de base e como hoje esses jogadores, que estiveram procurando aperfeiçoamento por muito tempo, são destaques de times estrangeiros e da própria seleção brasileira.

Mas os nomes menos conhecidos - ou então recentes- também vêm recebendo destaques e conquistando o mundo afora com o talento nos pés, como Lucas Paquetá e Vinicius Jr, que foram convocados na última lista pelo técnico Tite. Sendo Vinicius Jr, escalado para o lugar de Neymar, que está em recuperação de uma lesão no pé direito.

Então, com tantos jogadores que são os destaques do momento, e que começaram no mundo futebolístico cedo, percebe-se a importância de alimentar e cuidar da categoria de base. Assim, é preciso dar o suporte necessário para quem sai de casa cedo em busca de títulos e de trazer felicidade aos amantes desse esporte. Além disso, também é necessário aplaudir e incentivar os sonhos de quem diz que deseja esse mundo como profissão, mesmo que a pessoa pratique apenas na rua de casa, porque talento e técnica podem existir em qualquer lugar.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle