Futebol e Carnaval: duas paixões nacionais

Atualizado: 26 de Jul de 2020

Todo início de ano, as festas das arquibancadas pousam também nos sambódromos. O futebol e o carnaval, as duas paixões nacionais, se misturam em um dos carnavais mais famosos do Brasil, o de São Paulo. As escolas de samba Gaviões da Fiel e Mancha Verde, oriundas respectivamente de torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, compõem o grupo especial e disputam com outras doze escolas o título de campeã. O Corinthians e o Palmeiras representam dentro das quatro linhas umas das maiores rivalidades do país e na avenida, não podia ser diferente.

O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida foi criada em 1969 e possui quatro títulos no grupo especial, nos anos de 1995, 1999, 2002 e 2003. Para o ano de 2019, a escola de samba vai reeditar o enredo de 1994, ano em que foi vice-campeã, contando a história e simbologia em torno do tabaco. “Não adianta me picar / Sou Gavião e você pode acreditar / Que não aceito traição / E o veneno da serpente / Eu transformo em semente / É o tabaco em plantação” são alguns dos versos do samba que irá embalar o desfile alvinegro.

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde surgiu como bloco carnavalesco em 1995 e apenas em 2000 estreou como escola de samba. No ano passado, homenageando o grupo Fundo de Quintal alcançou sua melhor colocação nas disputas pelo grupo especial, chegando ao terceiro lugar. “Tambores vão ecoar / A festa vai começar / O meu batuque traz a força do terreiro / A Mancha Verde é Kizomba amor / Salve a princesa! / Salve o povo negro!” são versos do samba-enredo de 2019 que contará a história de uma princesa do Congo que vem escravizada para o Brasil.

Em 2006, quando as duas escolas deveriam desfilar pela primeira vez no mesmo grupo, houve a criação de um Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas, pelo receio de que brigas entre torcidas organizadas ocorressem. A decisão foi extinta apenas em 2008, depois de intensa resistência por parte da Gaviões e da Mancha. Futebol e Carnaval só combinam mesmo com festa. E isso essas duas torcidas e escolas de samba sabem fazer muito bem.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle