Futebol nosso de cada dia - o futebol de cada um

Atualizado: Jul 26

O futebol é o que resgata, o que ajuda na entrega, o que descarrega e faz carregar um amor sem limites e as vezes sem origens. Futebol é um jogo, um campeonato, uma diversão, ir ao estádio. Futebol é chorar, é sorrir, é cantar, é sonhar e cair na realidade também.

Torcer é gritar, ficar sem voz, sentir as pernas cansar. Torcer é ter alma de criança, birra de criança e briga de criança também. Torcer é ficar surdo as críticas e enrudescer o vizinho quando sai o gol.

O estádio é refúgio, as vezes o templo, o esconderijo mais a céu aberto. Lugar onde xinga e ora ao mesmo tempo. Tem abraço, tem choro, tem grito. Pular, dançar, cantar, vibrar.... quantos bons verbos cabem em um estádio? Difícil mensurar.

Time é a união, o motivo da briga, a justificativa para estar no bar às 21 horas de uma quarta-feira que antecede uma quinta-feira de trabalho matinal. Time é força, o impulso, o que dá raiva e dá orgulho. O time é que pode separar casais, mas o que pode fazer casamentos saírem ou clube de amigos unirem.

Quantas coisas mais podem compor o futebol? O que faz parte do seu futebol, da sua torcida, do seu estádio e do seu time? Quantas coisas boas cabem nesse universo? O que mais rima, o que te atina, treme o corpo e o coração dispara?

Exatamente. Quantos solteiros e solteiras vivem a adrenalina e todos os hormônios que uma relação amorosa pode fornecer apenas por causa da torcida por um time de futebol? Ou os não solteiros. O futebol tem dessas mesmo. Uma derrota é como uma briga, um gol é igual uma declaração, uma partida é uma saída e um título é o casamento ou renovação de votos.

Ah que lindo e maravilhoso universo! É democrático, é alegre, é vivo! Não é legal ter escanteio curto, nem juiz ladrão, ou alguns outros defeitos, mas nada é perfeito, não é mesmo? Ás vezes o campo é de barro, tem lama. Pode ser estádio grande, jogo de copa. Quem gosta do esporte, gosta de tudo. Várzea, amador, base, os coroas da rua.... "é futebol, meu compatriota? Vambora!"

Pode ser até só na conversa: "é sobre futebol, meu parceiro? Vou me sentar aqui e mostrar tudo que sei e que não sei exaltar meu time, ainda que esteja na pior fase".

O mais legal desse universo é que ele é diverso. É único e o mesmo ao mesmo tempo. Cada um tem seu modo, seu rito, seu jeito e seu credo. Cada um torce de um jeito, tem seu time perfeito. Mas no final, todos concordam com uma máxima: não é só futebol.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle