Seleção da Catalunha estreia na data FIFA

Atualizado: Jul 25

Uma das grandes novidades dessa data FIFA será o jogo da seleção da Catalunha

Dia 25, segunda feira, a equipe comandada por Gerard Lopez vai enfrentar a Venezuela em um amistoso. A seleção da Catalunha não é filiada da FIFA e será a primeira vez que entrará em campo durante uma data oficial da maior entidade do futebol. A partida acontece exatamente em tempos de discussão sobre a independência da Catalunha.

Em meio a toda polêmica que já traz esse jogo a principal se deu no momento da convocação. Alguns times não liberaram seus jogadores. Por se tratar de uma seleção não filiada, e um jogo não oficial, as equipes alegaram que não valia o risco de lesão dos atletas nesse momento decisivo da temporada. Entre eles estão: Masip, Sergio González e Rubén Alcaraz (Valladolid), Álex Moreno e Alberto García (Rayo Vallecano), Àlex Gallar e Enric Gallego (Huesca), Gerard Moreno (Villarreal) e Gerard Deulofeu (Watford).

Apesar dos desfalques a seleção vai contar com duas estrelas campeãs mundiais. Piqué e Xavi foram convocados e estarão presentes no jogo. Ambos estão aposentados da seleção espanhola, já atuaram algumas vezes pela seleção da Catalunha e são defensores da independência catalã há muito tempo.Vale lembrar todas as polêmicas protagonizas por Piqué enquanto defendia a seleção da Espanha, sempre muito criticado pela torcida, e acusado até de cortar as mangas com as cores da bandeira espanhola em um jogo oficial.

Apesar de se tratar apenas de um amistoso é marcante a presença da seleção numa data FIFA pela primeira vez. A seleção catalã existe desde 1905 e essa está entre as principais conquistas de uma equipe que traz para o campo toda a briga política que envolve a região e seus moradores.

O que fica em questão agora é a situação da seleção espanhola. Enquanto a equipe da Catalunha disputa apenas amistosos, e não tem o reconhecimento da FIFA, ela não apresenta grande ameaça para a Espanha, porém diante de uma possível filiação no futuro a seleção campeã mundial perderia parte de seus potenciais convocados e possivelmente muito de sua força.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle