A diferença salarial entre Ada e Messi: o retrato da falta de incentivo


O futebol feminino está sendo mais valorizado atualmente no Brasil. Um bom exemplo disso, é a transmissão da Copa do Mundo Feminina que acontecerá esse ano pela primeira vez em uma televisão aberta. Apesar disso, há várias discrepâncias entre o futebol masculino e o feminino. Uma das maiores diferenças continua sendo a questão salarial. Na última segunda-feira (1), a revista “France Football” publicou uma lista dos jogadores, homens e mulheres, mais bem pagos do mundo. O que chocou foi a enorme diferença: Messi, o jogador mais bem pago do mundo, recebe 325 vezes mais que Ade Hegerberg, a jogadora mais bem paga.

​Hegerberg, atual dona da Bola de Ouro, recebe 400 mil euros por ano. Já Messi, recebe 130 milhões de euros. Ada ainda fica atrás do 20º colocado da lista masculina, que recebe 23 milhões de euros.

Já era do conhecimento do público a diferença salarial entre jogadores e jogadoras, mas não esperava-se tanto e mesmo que se esperasse, ainda assim chocaria. Acredita-se que o futebol feminino está ganhando mais visibilidade, mais espaço e realmente está. Porém, entristece ver que as jogadoras ainda não são tão valorizadas quanto merecem, mesmo quando se é a atual dona da bola de ouro.

A resposta dada muitas vezes é a questão do patrocínio: o futebol masculino recebe muito mais investimento privado. Uma boa parte desse maior incentivo vem da união da visibilidade e da popularidade que o futebol masculino tem e que o feminino ainda busca.

A melhor forma de buscar mais investimento, continua sendo dando visibilidade. O aumento desta gerará mais patrocínio e assim em diante. Quem tem a ganhar com isso tudo é o público que realmente gosta de futebol.

Espera-se que com a transmissão da Copa do Mundo Feminina, o crescimento no número de times femininos e de partidas no Campeonato Brasileiro Feminino, aumente essa popularidade, incentivo e que as mulheres sejam tão valorizadas quanto os homens, dentro ou fora de campo.

#FutebolFeminino #Brasil #CopadoMundoFeminina #FranceFootball #Messi #AdeHegerberg #CampeonatoBrasileiroFeminino

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle