A Vila mais famosa do mundo

Atualizado: Jul 25

Em 12 de outubro de 1916 era inaugurada a Vila que ficaria conhecida como a mais famosa do mundo, aquela que se tornaria o “Berço de Craques”, craques esses que transformariam a história do futebol

O Estádio Urbano Caldeira, está localizado no bairro da Vila Belmiro, em Santos e recebeu esse nome, em 1933, em homenagem a um dos maiores benfeitores da história do clube que foi jogador, treinador e dirigente. Mesmo sendo inaugurada no dia 12, o primeiro jogo só foi realizado 10 dias depois devido a fortes chuvas. A partida em questão foi contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, no qual o Peixe saiu vitorioso por um placar de 2 a 1.

A Vila Belmiro, atualmente, em capacidade não é das maiores, todavia, para quem acha que ela sempre foi acanhada assim, saiba que está muito enganado. O recorde de público desse alçapão aconteceu em 20 de setembro de 1964, em uma partida contra o Corinthians que recebeu quase 33 mil torcedores. Infelizmente, essa data não é apenas lembrada por isso, com a grande lotação parte da arquibancada desabou e o jogo foi remarcado para outro dia. Dessa forma, o segundo recorde de público e considerado por muitos oficial foi em 15 de fevereiro de 1976 quando o alvinegro enfrentou o Palmeiras diante de quase 32 mil olhares.

O que essa pequenina já viu em seus anos de história, muitas arenas ainda não viram. Na década de 60, a Vila recebeu o apelido de “Alçapão”, já que ganhar lá era muito difícil. Em 2 de outubro de 1974, uma imagem ficou na memória de todos que acompanhavam a partida entre Santos e Ponte Preta, pelo Paulistão da época. Pelé, para se despedir do alvinegro praiano, pegou a bola e ajoelhando-se no meio de campo, agradeceu.

Que esse estádio possuí uma das maiores histórias do futebol mundial não dá pra negar. A Vila é sinônimo de tradição e grandeza. Entre socos no ar, canhões, pedaladas, ousadia e alegria a magia acontece. Craques que fizeram história, não é atoa que é tida como Templo Sagrado. Pode parecer fácil escrever sobre esse estádio tão extraordinário, mas não é. Posso ser suspeita para falar (e como posso), mas a magia que reina aqui é tão forte e poderosa que deixa qualquer um sem palavras para expressar o tamanho da emoção. Ainda bem, que temos a história para nos ajudar nessa tarefa!

Infelizmente, o tempo passa e com as inovações do mundo moderno a Vila, para muitos, já não é mais tão renomada. Todavia, se antes as pessoas olhavam com olhos radiantes e se perguntavam: “Qual o segredo para tanta magia?”, por que agora seria diferente? Não precisa ser, afinal nada apagará a história, nada apagará o que a Vila representou e ainda representa para o Santos e a sua torcida.

A Vila Belmiro jamais será esquecida, porque é nela que paira todos os anos a tempestade, é nela que os “raios” caem. E esses raios, conhecidos como Meninos da Vila, constroem a sua história. São 102 anos não só de existência, mas de vivência também. Agora, só resta dizer uma coisa: Viva a Vila Belmiro!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle