O futebol que sobrevive por amor

Atualizado: Jan 17

Faz um tempo que pesquiso mulheres que jogam futebol para o meu trabalho de conclusão de curso. Entre as perguntas que devo fazer, tem aquela de fim de entrevista: “o que o futebol representa pra você". De maneira unanime, entre risos sem graças ou lágrimas profundas a resposta é “o futebol representa tudo”.

Gerações de jogadoras dos anos 80, 90 e 2000 que talvez, discordem da maneira de ver o mundo, nas roupas ou nas músicas por um choque natural de idade, concordam no que as levam ao futebol. O futebol de mulheres sobrevive por amor. Sem grandes incentivos, sobrevive pela vontade. É o futebol jogado, narrado e escrito, o futebol feito por mulheres que se sustenta por puro e simples amor.

Marta Vieira da Silva é a maior representante do nosso futebol feminino. Dispensa qualquer apresentação, porque é sempre lembrada... Lembrada em campeonatos masculinos, lembrada em discursos hipócritas que buscam deslegitimar outros jogadores enquanto a exaltam. Depois que passa a birra, ninguém a lembra mais. Ninguém reúne a família pra assistir o mundial feminino. E principalmente, todo mundo esquece das Anas, Marias, Lúcias, Angelicas, Isabeles e tantas outras mulheres que assim como a única lembrada vive por jogar.

E perpassa as quatro linhas. Durante a Copa do Mundo, a FOX Sports 2 lançou um grupo de narradoras mulheres. Audiência baixa. Não esquecendo os índices baixos da própria emissora, também sabemos que há uma repulsa pelo simples fato de ser uma voz feminina que se ecoa. Há o olhar torto sem nem ao mesmo um conhecimento prévio. “Ah, mas eu não tô acostumado”, é difícil se acostumar quando há preconceitos mascarado de resistência pelo novo.

Até quando será o futebol que sobrevive por amor? O amor não deixa de ser importante, mas é preciso mais. É preciso incentivo e acolhimento, principalmente, por nós mulheres. O futebol é tudo, assim elas repetem. E vai se repetindo por gerações, como quem diz “esse espaço também é meu”.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle