Organizada sim, e com orgulho

Atualizado: Jul 25

Dia de clássico você ver a festa linda que a torcida faz, mas você já parou para pensar como essa festa é feita? Sabe quem são as pessoas que se dedicam para organizar tudo? São aquelas pessoas que muitas vezes a mídia chama de marginal, que muita gente acredita que só faz briga, mas que são, em sua maioria, à alma do clube. Os torcedores organizados possuem uma função muito importante na vida de um time. Esse texto é uma homenagem a todas as torcidas que fazem as arquibancadas brasileiras tremer.

Chegar cedo dia de clássico, estender faixa, preparar recepção, cantar 90 minutos, puxar a torcida, bateria alegrando a todos, as organizadas fazem verdadeiros caldeirões. Ser torcida é muito mais complexo do que podem imaginar, é muito mais amor do que se pode expressar, é simplesmente inexplicável. Cada torcida sabe o amor que leva em cada bandeirão, somente eles sabem o quão se dedicam para que os clubes nunca joguem sozinhos e por isso se esforçam para que as caravanas cheguem em todos os jogos.

O que a mídia mostra das organizadas não chega nem perto do que elas são, brigas existem, mas não é 1% dessa vida, eles fecham os olhos para todas ações sociais, para todo apoio aos clubes, para cada projeto para que o futebol seja levado para cada vez mais pessoas, eles querem marginalizar a torcida, mas esquecem que são esses torcedores que conseguem manter o futebol vivo mesmo depois das tentativas do futebol moderno de matar o nosso esporte.

Não, o torcedor organizado não é um criminoso, ele é um apaixonado, ele é aquele que alenta por 90 minutos, aquele que balança as bandeiras nas bancadas, aquele que não importa contra quem é o jogo, ele sempre vai está presente, aquele que cobra quando o time vai mal e que se faz presente em todos os momentos da vida do clube, ele mantem o futebol alegria vivo, como podemos marginalizar essas pessoas? Melhor, porque vamos marginalizar essas torcidas?

Não calem os torcedores, não matem as organizadas, respeitem, compreendam e punam os errados, mas não generalizem. Ser organizado é muito maior do que o que dizem, ser organizado é vestir o manto como se fosse sua pele, é frequentar o estádio copiosamente todos os jogos, é cantar e vibrar até não aguentar mais, deixem que o amor viva e que as torcidas sejam o clube.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle