Não é mesmo só futebol?

Atualizado: Jul 25

Já virou até mesmo um certo clichê nas redes sociais: uma imagem, texto ou vídeo emocionante contando algo relacionado ao futebol e a famosa legenda “Não é só futebol”. Mas, então, eu pergunto: não é só futebol? Tudo isso não é futebol?

Por definição teórica, futebol é um esporte em que 22 jogadores, divididos em dois times, se esforçam por colocar uma bola entre as traves do campo adversário, sem intervenção das mãos, durante uma partida dividida em dois meios tempos durante 45 minutos cada um. No entanto, ao falar de futebol precisamos ir além da teoria.

Dentre todos os esportes, o futebol é o mais popular, desperta amor, paixão e interesse em homens e mulheres de todas as idades, de todas as nacionalidades. Futebol vai além de dois times tentando fazer um gol, ele ultrapassa as quatro linhas do campo e continua sendo futebol. Também faz parte do futebol o amor, a emoção, a alegria, o choro.

Futebol é quando, em uma Copa do Mundo, o Panamá perdia para a Inglaterra por seis gols e o jogador panamenho Baloy fez um único gol. Jogadores e torcida comemoraram aquele gol como se fosse a conquista de um título, no entanto, ainda assim era uma derrota. Aquelas lágrimas, a alegria e emoção também eram futebol. Também faz parte do futebol a alegria de uma criança ao ganhar uma camisa de seu time, o choro emocionado da primeira vez de uma pessoa em um estádio, a emoção de uma criança ao jogar, até mesmo descalça, na rua ou no campinho do seu bairro um jogo com seus amigos e comemorar como se fosse uma final de Copa do Mundo. Também faz parte quando crianças – e adultos – choram ao conhecer o seu ídolo ou com a derrota do seu time.

Esse é um esporte que faz pessoas desconhecidas se abraçarem na rua ao comemorar um gol. Que faz pessoas do país inteiro comentar a rodada do fim de semana na segunda-feira. Que une pessoas, constrói amores e amizades, até mesmo tem o poder de parar guerras.

No entanto, o futebol é muito mais que um jogo no qual dois times de onze atletas se enfrentam em busca do gol. Ele é um conjunto do esporte com emoções e separá-los é impossível. Tudo faz parte, tudo é futebol. Nunca será só futebol, porque o futebol não pode ser resumido em “só”. Será sempre FUTEBOL.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle