As escolhas de Tite

Atualizado: Jul 25

E lá vamos nós mais uma vez falar sobre a convocação de Tite. Sim, vamos. Se até agora estamos tentando entender a convocação da Copa do Mundo, onde o comandante canarinho chamou Taison, sabe-se lá para que, e manteve Fred no grupo - mesmo sabendo de antemão que estava lesionado, e provavelmente não conseguiria atuar em nenhum jogo. Agora é a vez de tentar entender a convocação e a não convocação de muitos jogadores para a Copa America.

Quando chegou ao comando da seleção, Tite era tido como intocável para a torcida, imprensa e a própria CBF. Se tornou marcante o seu jeito de falar nas coletivas, sempre colocando a importância da ética e de seus princípios de trabalho. Vamos a convocação e a tudo que foi dito pelo técnico.

É difícil entender as justificativas do treinador em diversas posições polêmicas da Seleção Brasileira. Os nomes que não foram convocados e que são os mais sentidos pelo torcedor. Nesse primeiro momento, são de dois finalistas da Champions League e responsáveis por esse feito de seus times: Fabinho e Lucas Moura. Fabinho colocou Lionel Messi no bolso no jogo da volta em Liverpool e tem sido elogiado constantemente pelo seu desempenho com a camisa inglesa. Ele vive melhor momento que Casemiro e Fernadinho, mas não foi chamado. Lucas Moura teve uma temporada de regular para bom. É reserva do Tottenham, mas quando colocado, ajuda o time e teve ótimas atuações durante toda a temporada. Lucas foi na casa do Ajax, favorito na semifinal da Champions League, e fez três gols em 45 minutos. Mesmo que um jogo não fosse motivo para convocação, sua temporada foi melhor que a de Gabriel Jesus - que pode ser um excelente jogador, mas teve uma Copa ruim e viveu uma temporada apagada.

A segunda polêmica diz respeito a convocação de Paquetá e Neymar. Paquetá foi suspenso na Itália por dar um tapa na mão do juiz, Neymar deu um soco num torcedor. Há alguns meses, Douglas Costa foi cortado por uma cuspida em um adversário e na ocasião Tite deixou claro que esse era um dos motivos de ter ficado fora da lista. Não seria o caso de ambos sofrerem a mesma "punição"? Isso não ocorreu por se tratar apenas de um amistoso na ocasião de Douglas Costa ou por dessa vez ser com o Neymar? Tite convocar Neymar é aceitável, mesmo que muitos entendessem se não fosse. Mas ele deveria ter sido mais claro no quanto o jogador errou, e deveria ter decidido que ele não seria mais capitão da seleção. Mas não, Neymar não será punido, como sempre, e a gigantesca Seleção Brasileira está mais uma vez abaixando a cabeça para um jogador. Isso não deveria ocorrer com nenhum jogador.

O que mais incomoda a nós, torcedores, que queríamos muito a velha e boa Seleção Brasileira é em como Tite não consegue sustentar suas falas em uma coletiva. Alguns exemplos: convocou Coutinho porque a história dele na Seleção vale mais do que sua temporada desastrosa pelo Barcelona. Convocou Fernandinho, mesmo depois de duas Copas do Mundo em que falhou e a justificativa é sua excelente fase pelo Manchester City. Sim, o Fernandinho é um excelente jogador e é injustamente perseguido pela torcida, mas os argumentos aqui se anulam. Ele não chama Marcelo pela sua má fase no Real Madrid, mas convoca Casemiro que teve uma temporada tão ruim quanto a do lateral. Ele diz não se sentir pressionado em ganhar, mas muda muito pouco em relação a Copa do Mundo mostrando seu receio em apostar em novos nomes, e mantendo seus jogadores de confiança, e assim vemos mais uma vez uma seleção com Thiago Silva, Miranda, Daniel Alves e Fernandinho. Jogadores que não estão mais no seu auge, e provavelmente não serão convocados na Copa do Qatar.

Tite já disse que a Copa América não é obrigação, mas deveria ser. O Brasil não é campeão há muito tempo. A Seleção Brasileira aos poucos vai perdendo o encanto para os seus torcedores, e o respeito de seus adversários. Em breve assistiremos de novo Tite colocar seus jogadores e suas ideias em campo. Vamos ver se dessa vez ele consegue sustentá-las e levar nosso país para o reencontro com títulos e glórias.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle