Onde o futebol é maior que a internet

Atualizado: Jul 25

Você consegue imaginar um mundo onde algum ser humano não conheça o Google? E neste mesmo mundo a pessoa conheça um ícone do futebol mundial sem a internet? Você não precisa imaginar, você mora nele. Murilo Augusto, do Football Changes, narrou sua experiência em Tamale, Gana.

Tamale é a capital do norte de Gana. É uma região extremamente carente, a população vive basicamente da agricultura de subsistência, entretanto o território é rico em minérios. Atualmente, a cidade começou a ter um crescimento significativo depois que o futebol tocou seu solo. Em 2008 foi construído um estádio e, a partir de então, vários jovens vêm tentar construir seu futuro com as bolas nos pés.

Murilo relata que foi numa missão, junto com a ONG Football Chances, para orientar garotos de nove a 15 anos no futebol e treinar um time de terceira divisão. Entretanto o que chama mais atenção é sua história em uma escola feita estritamente para meninas.

Gana é um país muito pobre, onde as meninas vivem num sistema que são criadas para casar e serem donas de casas, enquanto os homens são os provedores do lar. A educação não é uma prioridade na criação destas meninas. Murilo aceitou dar aulas na única escola para o sexo feminino na cidade e ele descobriu que o futebol ultrapassa os limites da internet.

Numa sala com vinte meninas ele perguntou o que era o Google, nenhuma delas sabia o que era aquilo, não tinham nem ideia do que aquilo significava, mas na capa do caderno de uma delas estava estampado o nosso último camisa 9 que conquistou o mundo, Ronaldo Fenômeno. E o rosto dele estava em outro caderno e a taça da Copa do Mundo em outro.

Três meninas, sem saber o que é o Google, falaram entusiasmadas de Ronaldo, sabem que ele é "o dono da camisa 9". O futebol brasileiro para elas, talvez, seja o brilho no fim do túnel em uma realidade distorcida de humanidade e foi o que deu coragem para que elas criassem um time de futebol apenas com meninas, o Future Ladies.

Elas ainda não conheciam a Marta, mas a partir do momento que viram o vídeo dela driblando, fazendo lindas jogadas se encantaram e viram que o futebol pode ser sim um caminho a ser traçado por uma garota e que podem ser elas a caminhar nessa estrada.

Muitos dizem que a internet é o ambiente mais democrático, mas existem controvérsias. Uma bola de futebol ou algo que lembre uma, dois chinelos ou duas pedras, alguns corações batendo, algumas pernas mexendo e gritos de gol podem significar muito mais liberdade. Onde nem mesmo os braços da internet conseguiram alcançar, o futebol já estava há muito tempo e ele abraçou todas aquelas meninas e o sonho de um futuro melhor.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle