La Masia, a escola de craques do Barcelona

Atualizado: Jul 25

O futebol é irreverente, organizado, e com um simples toque na bola as jogadas mágicas acontecem. O estilo barcelonista está presente desde a categoria mirim até o time principal do Barcelona. E a grande responsável por isso é a La Masia.

Iniesta, Xavi, Puyol e Messi. Além de serem grandes jogadores, as estrelas do futebol possuem outra característica em comum: todos foram revelados na La Masia, a famosa categoria de base do Barcelona. Engana-se quem pensa que esses são apenas alguns craques revelados na instituição. A lista de jogadores é grande, e não para por aí. Na Catalunha, 'masia' é uma construção rural, inspirada nas antigas vilas romanas. Geralmente são afastadas das cidades e possuem ligação direta com a agricultura.

Criada em 1970, e seguindo os mandamentos de Cruyff, a La Masia é inspiração de um modelo existente no Ajax, da Holanda. Mas a missão das categorias de base catalã não é apenas formar grandes jogadores. A preocupação vai além das quatro linhas. Com uma infraestrutura invejável, a instituição também se importa em proporcionar uma educação de qualidade, formando o caráter pessoal e acadêmico de seus jovens jogadores.

A casa de campo imponente foi sede oficial da La Masia por 31 anos. Em agosto de 2011, o clube catalão inaugurou seu novo prédio. Localizada no coração da Cidade Esportiva, a nova sede busca trazer mais conforto aos jovens. Com uma infraestrutura que ocupa mais de 6 mil metros quadrados, o alojamento tem capacidade para 83 jovens.

Mas não é apenas o futebol que é incentivado pelo Barcelona. Em agosto de 2016, o clube lançou o "La Masia 360". Seu principal objetivo é apoiar outros esportes, como handbol, basquete, hóquei e futsal. Com um investimento anual ultrapassando os 1,4 milhões de euros, a escola de craques vai continuar revelando esportistas que serão peças fundamentais em nosso esporte.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle