Copa do Brasil: Paulista vence os gigantes e conquista título inédito em 2005

Atualizado: 25 de Jul de 2020

A equipe centenária do interior de São Paulo, Paulista Futebol Clube ou simplesmente Paulista de Jundiaí, conquistou a Copa do Brasil de 2005 com uma campanha marcada pela emoção. Apesar de conhecido por ser o campeonato mais democrático do país, o Paulista faz parte de um grupo seleto de equipes que conquistaram o título mesmo não participando da série A do respectivo ano. Sob o comando do treinador Vagner Mancini, enfrentou durante toda a competição apenas equipes que compunham a série A de 2005, tornando o feito ainda mais expressivo.

O primeiro confronto foi contra o Juventude, e a equipe paulista venceu em casa e levou a vantagem no jogo de volta. Seu adversário na segunda fase foi o Botafogo, seguido de dois empates, o Paulista avançou pela vantagem do gol fora de casa. No Beira-Rio, perdeu pelo placar mínimo para o Internacional, mas no Jayme Cintra devolveu o mesmo resultado, levando a melhor nas penalidades máximas. Contra o Figueirense, o mesmo enredo da partida contra o Inter se repetiu. Para chegar a grande final, só precisava passar pelo Cruzeiro e para isso, construiu o placar em casa e no Mineirão, se agarrou mais uma vez na vantagem.

A grande final foi contra o Fluminense. Na primeira partida, o Paulista venceu com um placar de 2 a 0, sendo os gols marcados por Marcio Mossoró e Léo, ambos carinhosamente lembrados pela torcida e campeões pelo Internacional da Libertadores do ano seguinte. Com ampla vantagem, segurou o empate sem gols no jogo de volta em São Januário, e festejou a conquista na casa do adversário. O artilheiro da equipe campeã foi o volante Christian, com quatro gols.

Além do maior título da história do clube, o Paulista ganhou uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América de 2006 e apesar de não passar da segunda fase, conseguiu uma vitória memorável contra o River Plate. Subestimado no início da competição, o Paulista conquistou o título nacional batendo seis grandes equipes da elite do futebol brasileiro, campanha expressiva demais para ser colocada apenas como zebra.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle