Museu do Futebol celebra a primeira conquista do Brasil

Atualizado: Jul 25

Há cem anos atrás, a seleção brasileira levantava a sua primeira taça: o campeonato Sul-Americano de 1919, sediado no Brasil. A conquista será relembrada neste sábado, 22, em evento gratuito organizado pelo Museu do Futebol no Pacaembu, em São Paulo. Durante o evento, um telão exibirá a partida entre Brasil x Peru, às 16h, pela Copa América.

O que tem se repetido muito por aí para encher de esperança os corações brasileiros é que toda Copa América sediada no Brasil terminou com a seleção brasileira campeã. Essa história começou a ser escrita no Sul-Americano de 1919, na primeira competição internacional realizada no país. E para levantar aquela taça foi preciso encarar uma longa final - literalmente, já que a partida teve 150 minutos.

Na grande decisão, com o Uruguai, o gol demorou a sair: o 0 a 0 no tempo normal levou para a primeira prorrogação, de 30 minutos. Como as equipes não mexeram no placar, foi realizada mais uma prorrogação de 30 minutos. Com os jogadores já exaustos em campo, aos três minutos da segunda prorrogação, o artilheiro Friedenreich marca o gol da vitória brasileira. 1 a 0 diante do Uruguai garantiu a primeira conquista de uma seleção que, na época, ninguém sonhava que se tornaria a maior vencedora em Copas do Mundo.

Programação

"No Museu do Futebol além de assistir à partida no telão em um clima de muita alegria e celebração, todos poderão aproveitar para experimentar a rica culinária da América latina e ainda ver camisas históricas e assistir à palestra sobre o design nos esportes. Um ótimo programa para todos", comenta Eric Klug, diretor executivo do Museu do Futebol.

A programação começa às 10h, quando os visitantes terão acesso a barracas com comidas típicas dos países sul-americanos na área externa do estádio. Também terá um encontro de colecionadores de camisas, em parceria com o site Troca de Camisas, que terá exposição de camisas raras, de vários clubes do Brasil e de um varal com camisas dos países que participam da Copa América. Mas atenção: não vai ser permitido comercializar camisas no local!

Das 14h às 15h, o auditório do Museu recebe o designer Glauco Diogenes - criador do canal É4uartaFeira - para falar sobre o design no mundo dos esportes, em especial sobre as camisas da Copa América. O bate-papo também será transmitido pelas redes sociais do Museu do Futebol. Já às 16h, é hora de todo mundo se juntar em frente ao telão montado na área externa do Pacaembu para assistir a partida entre Brasil e Peru pela Copa América.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle