Estados Unidos conquista o tetra na Copa do Mundo

Atualizado: Jul 25

Na grande final da maior Copa do Mundo Feminina da história, deu a lógica, e as norte americanas se consagram campeãs ao vencerem a Holanda por 2 a 0.

O início do jogo já deixou claro que a proposta das holandesas era segurar o ímpeto ofensivo das americanas e impedir que elas marcassem o gol nos primeiros minutos, como em todos os jogos do Mundial. E nesse ponto tiveram sucesso. Contaram com a defesa bem armada e com a goleira Veenendaal que estava lá para garantir que o placar não fosse aberto nos 45 minutos iniciais.

O domínio foi norte-americano e a goleira holandesa fez três grandes defesas na primeira etapa. As europeias tiveram também suas oportunidades no contra-ataque, mas também não souberam aproveitar.

Nos minutos iniciais da segunda etapa o jogo seguia igual. As norte americanas atacavam e as holandesas se defendiam. Aos 58 minutos a arbitragem chamou a juíza para rever um possível pênalti para os Estados unidos. A árbitra confirmou a penalidade e Rapinoe foi para bola. Com a sua frieza já caraterística a artilheira meteu para fundo do gol abrindo o placar da grande final. Estados Unidos 1 a 0 Holanda.

Depois do gol dos Estados Unidos, a Holanda foi para cima e abriu mão do sistema defensivo. Com o jogo mais a aberto, aos 69 minutos, Lavelle aproveitou a oportunidade na entrada da área e aumentou a vantagem. As norte americanas agora venciam de 2 a 0. Com 20 minutos restantes a Holanda buscou ainda mais o ataque e as norte americanas se tornaram ainda mais perigosas.

No apito final se confirmou o esperado. A Holanda conseguiu seu melhor resultado em copas mas não foi capaz de parar as favoritas. Os estados unidos ganharam sua quarta copa do mundo e seguem como a grande potencial do futebol feminino. Prêmio para o trabalho bem feito desde sempre e que permite que se formem grandes craques como Rapinoe e Morgan.

O mais importante além de tudo foi o grande mundial que tivemos nessas últimas semanas. Estádios lotados, jogos em altíssimo nível e o futebol feminino finalmente sendo tratado com o destaque que merece. A estrada ainda é longa em busca da igualdade de gênero dentro do esporte, mas o ano de 2019 será para sempre lembrando com o ano em que finalmente o futebol feminino foi assistido e celebrado da forma como merece. Resta para nós seguir assistindo, consumindo e apoiando a futebol das mulheres e resta a CBF e as clubes darem espaço, visibilidade e condições para que novas Martas, Formigas e Cristianes apareçam para que quem sabe na próxima da copa possamos quem sabe chegar novamente em uma grande final.

Obrigada Copa do Mundo de 2019! Estará para sempre em nossos corações!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle