Um estádio dentro do Caribe brasileiro

Atualizado: Jul 25

Existe um município na Região dos Lagos, situado no Rio de Janeiro, tradicionalmente conhecido como Caribe brasileiro. Com praias deslumbrantes, dias ensolarados e povo acolhedor, a cidade de Arraial do Cabo é um dos cartões postais do país.

Mas não é só de pé na areia que se vive o brasileiro. Faça chuva ou faça sol, a verdade é que a nossa praia ainda é a bola no pé. Por esse motivo, a história de Arraial do Cabo se mistura com os primórdios do futebol brasileiro e abriga um dos principais patrimônios do esporte: o Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos.

Mais conhecido como Estádio Barcelão, a praça esportiva tem capacidade para cinco mil pessoas e foi inaugurada no dia 11 de novembro de 1970. Para marcar a estreia do local, Flamengo e Bahia entraram em campo e protagonizaram uma acirrada partida que terminou empatada pelo placar de 1 a 1.

O primeiro gol do estádio foi marcado pelo então xodó da torcida rubro negra, o atacante João Batista de Sales, mais conhecido como Fio Maravilha, aquele mesmo que serviu de inspiração para o samba de Jorge Ben Jor em 1972:

"Fio Maravilha, nós gostamos de você. Fio Maravilha, faz mais um pra gente vê!"

Embalado com a alegria que o ritmo é capaz de proporcionar, hoje o estádio tem forte atuação nas áreas social e de lazer da cidade. Além de sediar partidas das equipes Arraial do Cabo, Apollo e Búzios, o espaço também é usado para as aulas do Projeto Drible Legal, realizado há mais de 11 anos e que tem como objetivo ensinar as técnicas do futebol para crianças e adolescentes de forma gratuita.

O Barcelão é prova de que Arraial do Cabo é mesmo acolhedora. Além de receber turistas, a cidade também está de portas abertas para outros times que não os cariocas. Durante a semana, é possível encontrar turmas da escolinha de futebol do Cruzeiro correndo atrás da bola. Depois, outras aulas são oferecidas a população, como as de Muay Thai, Karatê e Taekwondo.

Atualmente o estádio, que ocupa 100 x 56 metros da Rua Benjamim Constant, passa por reforma. O principal objetivo da manutenção é ampliar a estrutura do local para a realização das atividades citadas.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle