O que esperar do Barcelona na próxima temporada?

Atualizado: Jul 25

O clube catalão teve uma performance excelente durante a última temporada. Apesar de ter morrido na praia na Copa del Rey e ter caído nas semi-finais da UEFA Champions League, os blaugranas conquistaram a La Liga e a Supercopa da Espanha. Porém, não alcançou sua principal meta: a competição europeia. O Barcelona não conquista uma Champions League desde a temporada 2014-15, quando aniquilou a Juventus por 3 a 1 em Berlim. O clube aproveitou a janela de verão para renovar o elenco com direito a várias opções por posição. Confira aqui o que esperar desse elenco 2019-20:

Goleiros

Após o holandês Jasper Cillessen manifestar vontade de deixar o clube blaugrana e ir para o Valencia, o brasileiro Neto fez o caminho inverso: terá sua chance no Barcelona e quem sabe revezar nas partidas com o alemão Ter Stegen. Ótimas opções de goleiros e o Barça ainda deverá subir alguém da base para o profissional ou contratar um goleiro mediano para ocupar a terceira vaga.

Defensores

O Barcelona conta com Lenglet, Pique, Umtiti e Todibo na zaga, Semedo e Sergi Roberto na lateral direita originalmente e Jordi Alba na lateral esquerda. Era imaginável que o Barcelona havia utilizado a cláusula de recompra de Cucurella - que foi destaque na temporada do Eibar - para agregá-lo à equipe que está com apenas um lateral esquerdo, mas o vendeu pelo dobro do preço ao Getafe. Logo, os catalães precisam de um segundo lateral esquerdo e devem procurá-lo ou com um preço inferior ou por empréstimo, já que o clube já gastou muito com transferências.

Meias

Com a vinda do holandês De Jong, o meio campo fica dividido entre ele, Busquets e Arthur, com a possibilidade de escolher entre dois deles ou de utilizar os três. Jogadores que podem estar na berlinda para deixar o clube por troca ou por reserva de caixa são Rakitic, Rafinha e Coutinho, outro que já demonstrou insatisfação com o clube. Além deles, o elenco conta com Arturo Vidal e o cria da base Carles Aleña.

Atacantes

É a posição do gramado com mais jogadores competindo pelas vagas. Com a chegada de Griezmann e possível chegada de Neymar, pelo menos cinco jogadores blaugranas podem jogar pelo lado esquerdo (Griezmann, Neymar, Dembele, Coutinho e Malcom), manter Suarez na área central e Messi no lado direito, além de recuar o argentino para posição de 10 e colocar outra pessoa improvisada no lado direito. Dembele e Malcom podem sair por troca ou obtenção de caixa para outras contratações faltantes.

Técnico

Apesar de o elenco catalão ter ficado dividido entre querer a saída ou a permanência de Ernesto Valverde, o espanhol permanecerá no comando do clube, que poderia ter inovado e ter arriscado um outro treinador. Valverde não é dos melhores, mas dá pra quebrar o galho, visto que conquistou duas das quatro competições em que participou.

Japonês

Meia/Atacante Hiroki Abe era do Kashima Antlers, jovem promessa de 20 anos, já ganhou prêmio revelação do Campeonato Japonês. Inicialmente, jogará pelo time B mas pode ser promovido para o profissional a qualquer momento.

Questão Neymar

Tudo indica que Neymar, Barcelona e Paris Saint Germain estão interessados pelo negócio. Entretanto, o Barça já gastou muito em contratações e o PSG não vai querer perder dinheiro, ou seja, não vai vender a qualquer mixaria por mais que tenha interesse em se livrar do brasileiro. Na terça-feira passada, o Barcelona ofertou 40 milhões de euros mais Coutinho e Dembelé e o presidente do PSG recusou por querer mais dinheiro na negociação. Os dirigentes blaugranas continuam negociando com o clube francês.

Opções táticas

Colocamos aqui as quatro opções mais prováveis da utilização do elenco, sabendo da existência de outros jogadores no banco de reservas que também podem ser utilizados.

Pré-Temporada

O Barcelona fará cinco jogos de preparação para a temporada, dois no Japão, um na Catalunha e dois nos Estados Unidos da América. Confira as datas:

23/07 - Barcelona 1 x 2 Chelsea pela Japan Tour em Tóquio - gols de Tammy Abraham e Ross Barkley para os Blues e de Rakitic para os blaugranas.

27/07 - Barcelona x Vissel Kobe pela Japan Tour em Kobe

04/08 - Barcelona x Arsenal pelo Troféu Joan Gamper em Barcelona

07/08 - Barcelona x Napoli pela US Tour em Miami

10/08 - Napoli x Barcelona pela US Tour em Michigan

Com a janela de transferências pegando fogo, o clube blaugrana fez boas contratações e tem bons nomes para disputa de posição.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle