Fla x Flu: um dos maiores clássicos brasileiros

Atualizado: Jan 17

Quando se fala em clássico, um dos mais marcantes é entre Flamengo e Fluminense. A rivalidade entre os times teve início muito antes dos gramados. Quando o Flamengo, em meados de 1910, resolveu montar um time de futebol, parte dos jogadores do tricolor foram para o rubro-negro.

Os times se enfrentaram 422 vezes até hoje, com 153 vitórias do time da Gávea, 131 do time de Laranjeiras e 138 empates.

Mário Filho e Nelson Rodrigues

Mário Filho foi o responsável pela popularização da expressão "Fla-Flu" e tem grande importância na historia do clássico. O jornalista valorizava o torcedor, promovendo até um duelo de torcidas que valia uma geladeira. Mário foi um dos principais incentivadores do clássico, tratando-o como um jogo diferente dos demais e transformando-o em um acontecimento.

Outro nome importante na história do clássico, é Nelson Rodrigues. Um dos maiores cronistas esportivos do Brasil, foi responsável por frases famosas sobre o clássico e alimentava com suas palavras a ideia de ''um jogo diferente''.

“O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram”. - Nelson Rodrigues

Zico e artilharia

O clássico, também foi o último jogo de despedida do ídolo da gávea Zico em 2 de dezembro de 1989. No Estádio Municipal de Juiz de Fora, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu o rival por 5 a 0, contando com gol do craque. Ele também é o artilheiro do Fla-Flu com 19 gols e uma média de 0,43 por jogo.

Maior goleada

A maior diferença no placar foi a favor do rubro-negro, 7 a 0 e aconteceu em 1945. Pirilo foi o artilheiro da partida e marcou quatro gols, Tião marcou dois e Adilson um. O jogo aconteceu pelo Torneio Municipal, em São Januário.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle