VAR: um desserviço para o Ceará

Atualizado: Jan 17

A CBF terá que explicar para os presidentes do Ceará, do Fortaleza e para a Federação Cearense de Futebol os últimos erros de arbitragem que prejudicaram diretamente tais equipes. Apesar disso, Leonardo Gaciba, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, defendeu que a atuação da arbitragem de vídeo (VAR) alcançou 98% de acertos até a 14° rodada do Brasileirão.

Acontece que não é de hoje as reclamações contra o VAR, por parte do Ceará. Na 10° rodada, em partida contra o Fluminense, o árbitro de vídeo Heber Roberto Lopes anulou o gol do alvinegro Mateus Gonçalves, em lance que dividiu opiniões. Apesar das polêmicas, o escolhido para assumir a arbitragem de vídeo da disputa de Ceará e Fortaleza na 13° rodada foi novamente Heber Roberto. No clássico-rei, Heber marcou um pênalti inexistente para o Fortaleza.

Na 15° rodada, mais uma vez o Ceará saiu prejudicado. O goleiro do São Paulo, Tiago Volpi, derrubou o atacante Felippe Cardoso, porém nada foi assinalado. Em lance claro de pênalti, o árbitro Gilberto Rodrigues mandou o jogo seguir e o árbitro de vídeo, Rodrigo Nunes, nem ao menos pediu para o lance ser revisto. Não houve nenhuma advertência para Rodrigo, ele inclusive está escalado para o VAR da partida entre Grêmio e Athlético Paranaense.

As opiniões de comentaristas esportivos foram unânimes: Houve um erro grotesco em não marcar o pênalti. Na frente de Gaciba, Galvão Bueno disparou “Foi pênalti pra caramba. Me desculpe a torcida do São Paulo”. A diretoria do Ceará irá solicitar o áudio entre os árbitros da partida e chegou até mesmo a sugerir a anulação do jogo. Chateado, o técnico do alvinegro, Enderson Moreira argumentou de forma irônica que “Era uma festa, não podíamos atrapalhar”. A partida marcava a estreia de Daniel Alves pela equipe paulista. A questão que fica é: O VAR serve para quem? Para o Ceará, parece que o jogo não se tornou mais justo.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle