Fernandão, o eterno atacante colorado

Atualizado: 24 de Jul de 2020

A história de conquistas de um dos maiores ídolos do Sport Club Internacional iniciou após um gol marcado, mas não era um gol qualquer. Era a estreia de Fernandão. Era o milésimo gol do clássico GreNal. Líder dentro e fora de campo, espírito motivador, além de ser um jogador versátil e ter passe de craque. Essas qualidades transformaram Fernando Lúcio da Costa em um jogador diferenciado e respeitado.


Nascido em 18 de março de 1978, Fernandão iniciou sua carreira nas categorias de base do Goiás. A inteligência em campo e a qualidade técnica do jovem atacante despertou o interesse de clubes europeus. Em 2001, Fernandão iniciava sua carreira no futebol francês, após três anos e insatisfeito no Toulouse, o atacante queria voltar ao Brasil.


O retorno para o Brasil aconteceu em 2004. Na época a equipe do Inter passava por momentos difíceis. Após livrar-se de um rebaixamento na última rodada do Brasileirão de 2002, o presidente Fernando Carvalho implantou mudanças no clube. Dispensou vários jogadores e houve melhorias nas categorias de base. Mas as mudanças não fariam com que o clube conquistasse grandes títulos. Para escrever o nome do colorado na história do futebol mundial era preciso ter um líder no vestiário. Eis que surge o nome de Fernandão, um jogador com precisão dentro de campo, um atacante com percepção apurada, um líder nato. Tudo que a equipe colorada precisava.


O ano de 2005 terminou com a nação colorada tentando “engolir” o título perdido no Campeonato Brasileiro. Jamais puderam imaginar que 2006 seria um ano abençoado e cheio de conquistas. Vestindo a braçadeira de capitão, Fernandão seria a peça principal para os títulos conquistados na história colorada. A primeira conquista almejada foi a Libertadores da América. Com a conquista do título inédito, o colorado havia carimbado o passaporte para o Japão, onde enfrentaria a equipe do Barcelona no Mundial de Clubes FIFA. Quatro meses se passaram depois da grande conquista na Libertadores. E foi em Yokohama onde a realização do maior sonho dos colorados aconteceu. Gabiru marcava o gol que colocava o Sport Club Internacional no topo do mundo. A conquista do primeiro Mundial de Clubes FIFA teve como personagem principal o espírito de liderança de Fernandão.


Nos gramados o camisa 9 foi um gigante, estava acostumado a desempenhar funções táticas diferentes. O caráter de Fernandão era irretocável, motivo pelo qual o ex-atacante era respeitado e admirado.


O dia 7 de junho de 2014 ficará marcado para sempre na memória dos torcedores colorados e de todos os apaixonados por futebol. Neste dia não houve título conquistado, não houve festa no Gigante da Beira-Rio, os colorados não pintaram o estado e nem o mundo de vermelho e branco. Houve apenas o lamento e o choro contido daqueles que perderam o seu maior ídolo. Neste dia uma garoa fina pairava sobre Porto Alegre, talvez uma forma singela de se despedir daquele que trouxe grandes conquistas ao Inter e ao futebol nacional.


O acidente de helicóptero ocorrido no interior de Goiás ceifou a vida de Fernandão. Aos 36 anos, o grande ídolo colorado nos deixava. Não foram apenas os colorados que lamentaram a perda de um grande ídolo, mas o futebol e torcedores rivais também lamentaram. Perdemos um homem de fibra, um líder dentro e fora de campo, demos adeus ao craque versátil, ao eterno camisa 9.


Em quatro anos de Inter, Fernandão marcou 77 gols em 190 jogos. Conquistou títulos inesquecíveis. Vibramos, sorrimos e choramos com Fernandão. Vimos o ressurgimento do atacante após lesões, assistimos a gols marcados e chutes que delicadamente acertaram a trave. O corpo de Fernandão não está mais presente, mas o eterno dono da camisa 9 jamais irá morrer no coração daquele que chorou, vibrou e emocionou-se com as palavras, gestos e conquistas do capitão colorado. O legado de Fernando Lúcio jamais será esquecido. Será eterno. Eterno como as glórias do Sport Club Internacional.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle