O que combina com futebol

Atualizado: Jul 25

Arte que todos os clubes usaram, mudando apenas cor e emblema do time, dentro da campanha contra toda expressão homofóbica dentro dos estádios.

Será que futebol combina com macarronada? Que tal sushi? Talvez tenha alguém que misture esses dois. Muita gente gosta da mistura futebol com churrasco. E aquela mistura: futebol + churrasco + família + amigos? Dá bom ou não dá?! Futebol combina com muita coisa mesmo, é possível fazer uma lista enorme e ainda não é possível bater o martelo sobre o tanto de coisa boa que se pode misturar com esse esporte maravilhoso.

Por outro lado, é muito fácil saber com o que o futebol não combina: homofobia e falta de respeito.

No domingo (24), durante o confronto entre São Paulo e Vasco, válido pelo Brasileirão, o árbitro do jogo, Anderson Daronco, interrompeu o embate para pedir que a torcida do Vasco parasse de gritar determinadas palavras: "time de viado".

Foi uma atitude histórica, ainda mais que o São Paulo ficou marcado com tipo de "zoação" há muitos anos. Muitas pessoas aplaudiram a atitude do juiz e outras tantas entraram em um momento de interessante reflexão: "Será que essa tal de homofobia vai tirar a graça do futebol?", "Mas esse politicamente correto tá estragando até o futebol." Quem nunca ouviu essas frases? Sabe as perguntas lá em cima? Futebol combina com muita coisa menos com falta de respeito.

Futebol combina com estar bem e fazer bem. Às vezes pode não fazer tão bem assim, como quando o time da gente perde. Mas o mal estar tem que parar por aí. O que é deixar de ir ao estádio porque alguém vai te ofender? O que é deixar de jogar porque sua torcida é "máscula" demais. Futebol não deve privar ninguém, nem muito menos ser lugar para desrespeito.

Se seu futebol combina com intolerância, crime e falta de respeito? Torça em casa e sozinho, porque ninguém merece tal companhia. Se sua piada só enche de riso você mesmo e corre o risco de ofender outra pessoa, melhor repensar os conceitos. Futebol é alegria, é graça e tudo de bom, por isso não podemos estragar essa maravilha de jeito nenhum.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle