Como surgiu a Copa do Brasil

Atualizado: Jan 1

Amanhã inicia o especial da Copa do Brasil no Futebol por Elas, mas antes de contar a história das equipes que conquistaram esse título, precisamos saber como surgiu essa competição tão amada e que se tornou um atalho para a Libertadores da América.


Em 1987 foi criada a Copa União, onde reunia vários clubes de regiões menos populares do Brasil. Porém, as dificuldades de alguns clubes em manter-se fizeram com que muitas equipes fechassem as portas. A única solução encontrada era criar uma Copa no estilo europeu. Na gestão de 1989, o atual presidente da CBF, Ricardo Teixeira decidiu criar a Copa do Brasil. Nesta época equipes que foram campeãs dos estaduais mais os vices com melhor representação podiam jogar as partidas eliminatórias, o grande campeão garantiria vaga na Libertadores da América.


A primeira alteração na Copa do Brasil ocorreu em 1995, quando foi estabelecido de que as equipes que vencessem as partidas das duas primeiras fases por três ou mais gols de diferença na casa do adversário – jogo de ida, não precisaria jogar a segunda partida. Porém, no ano seguinte a diferença acabou sendo mudada, agora para dois gols.


foto: Zero Hora/divulgação

Entre 1989 e 1993, o campeão ficava com a posse definitiva da taça. Mas foi só em 1994 que essa regra mudou. Apenas a equipe que vencesse a competição por três vezes poderia ficar com o troféu de forma definitiva. E com essa regra que o Grêmio teve a posse do caneco, já que venceu a Copa do Brasil em 1994, 1997 e 2001. Após a conquista de 2001, um novo troféu foi colocado na disputa, mas até agora nenhum time conseguiu a posse, e em 2008 uma nova taça foi colocada na disputa.


A atual taça

Em 2013, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizou o design da taça em 2013. E de lá pra cá, o troféu sofreu pequenas alterações, como por exemplo, a base que era de madeira passou a ser de metal.


Curiosidades da Copa do Brasil

• O primeiro gol da competição foi marcado por Alcindo, na disputa entre Flamengo e Paysandu em 19 de julho de 1989. O time carioca levou a melhor e venceu por 2 a 0;

• Zinho e Carlos Miguel foram os jogadores que mais participaram da Copa do Brasil. Cada um disputou 71 jogos;

• Atlético Mineiro é o autor da maior goleada da competição. Foi em 28 de fevereiro de 1991, quando venceu a equipe do Caiçara por 11 a 0. A segunda goleada ocorreu em 2001, quando a equipe do São Paulo venceu o Botafogo da Paraíba por 10 a 0.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle